Luís Francisco Carvalho Filho

Advogado criminal, é autor de "Newton" e "Nada mais foi dito nem perguntado"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luís Francisco Carvalho Filho
Descrição de chapéu Folhajus

Perversões políticas

Como se relacionam os Bolsonaro e a bilionária indústria de armas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois das eleições presidenciais de 2018 o Brasil se converteu em um “eldorado” para a indústria de armamentos.

Além de aspectos ideológicos bestas (como imaginar que a liberação de armas reduz índices de criminalidade), o engajamento da família Bolsonaro neste bilionário negócio merece ser fiscalizado por procuradores da República.

O país tem notórios problemas fiscais e o governo zera a alíquota do imposto de importação de armas de fogo. A medida da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia (que desmoraliza ainda mais a figura burlesca de Paulo Guedes) foi comemorada quarta-feira (9) pelo Presidente da República no Twitter.

Na mesma semana, o deputado Eduardo Bolsonaro apresenta projeto de lei (PL nº 5417/2020) que autoriza a publicidade de armas de fogo nos meios de comunicação, em redes sociais e em aplicativos de mensagem. O parlamentar evoca na justificativa os ensinamentos do pai, Jair Bolsonaro, e de Jesus.

O Decreto nº 9.845/2019 mudou a escala de crescimento. Permite a compra de até quatro armas por pessoa —e o texto deixa brecha para que o número seja ainda maior. O interessado deve assinar uma declaração de “efetiva necessidade” que se presume verdadeira.

Quanto mais armas são desviadas para o mundo do crime mais armas legais são em tese necessárias. Os arsenais das polícias são modernizados. Estima-se que cerca de 6 milhões de pessoas estariam dispostas a adquirir armas de fogo nos próximos anos. O país tem mais de 1 milhão de vigilantes (520 mil com vínculos ativos), informa o Anuário 2020 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Eduardo Bolsonaro não se limita a aparecer armado em flagrantes fotográficos da família ou desejando a disseminação de mercadorias estrangeiras, como garoto propaganda. O parlamentar se comporta como lobista, apoiando multinacionais que, paulatinamente, se instalam em terras brasileiras.

O site da Imbel (empresa pública vinculada ao Exército) registra que as tratativas para a parceria tecnológica, comercial e industrial com a empresa alemã Sig Sauer estão “bastante avançadas”. A Springfield Armory, gigante dos EUA, investe no Rio Grande do Sul, que já é sede da Taurus.

Reportagem de Rubens Valente no UOL, sobre vídeo postado em novembro, mostra que Eduardo Bolsonaro vê com naturalidade o servidor público ser também negociante: “Fala pessoal, tamo aqui nos Estados Unidos, em Miami, a gente está visitando aqui uma loja, uma exportadora, importadora de armas, que é de um brasileiro, né, policial civil, confere, Caíque?”.

O interlocutor esclarece que a empresa é exportadora: “a gente manda essas armas para o Brasil, muitos dos rifles na plataforma AR-15 e AR-10, semiautomático”.

Caíque, campeão de tiro, é investigador da Polícia Civil de São Paulo e presidente da Tactical Solutions Inc., pertencente à esposa. O envolvimento de agente policial com interesses privados é sempre impróprio.

Como a família Bolsonaro tem se notabilizado por diversificados tipos de deslize moral, é legítimo perguntar, em primeiro lugar, se membros do clã receberam armas de presente. O país tem o direito de saber, afinal, quantas pistolas e quantos rifles possuem Jair Bolsonaro e seus filhos Flávio, Carlos, Eduardo e Renan.

Depois da derrocada das empreiteiras, a prosperidade do setor empresarial da segurança pública e privada é capaz de inspirar relações pervertidas com políticos e governantes.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar o acesso gratuito de qualquer link para até cinco pessoas por dia. Basta clicar no F azul abaixo. 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.