Luís Francisco Carvalho Filho

Advogado criminal, é autor de "Newton" e "Nada mais foi dito nem perguntado"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luís Francisco Carvalho Filho
Descrição de chapéu Folhajus

Bolsonaro e seus bacharéis

O mundo da Justiça dá voltas e o país está acostumado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aos pouquinhos, Jair Bolsonaro vai se assenhorando do sistema judicial, "obra" que completará em caso de reeleição.

Já são dois ministros do Supremo —um terrivelmente evangélico, outro, pelo menos até agora, terrivelmente subserviente (condecorado como "Grande-Oficial da Ordem de Mérito Militar") e disposto a agenciar a promoção de juízes federais simpáticos.

É público e notório que o procurador-geral da República é homem de Bolsonaro. O vice de Augusto Aras que atua no Tribunal Superior Eleitoral é Paulo Gonet, um ex-concorrente: fez parte da lista de candidatos a procurador-geral que Bolsonaro considerou em detrimento da lista tríplice resultante da votação da categoria.

Imagem em primeiro plano mostra o presidente Jair Bolsonaro de social, de frente para um microfone e gesticulando com as mãos.
O presidente Jair Bolsonaro - Adriano Machado-10.fev.22/Reuters

Membro da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, criada no governo de Fernando Henrique em 1995, Gonet é apadrinhado pela deputada que defende o voto impresso Bia Kicis (PSL-DF) e que divulgou a afirmação do procurador em sabatina informal do presidente: "não vai atrapalhar".

Nem Aras nem Gonet se contrapõem à conspiração de Bolsonaro contra a urna eletrônica. Gonet, "conservador raiz, cristão", é provável sucessor de Aras em caso de reeleição.

O mundo da Justiça dá voltas e o país está acostumado.

Juízes severos se revelam corruptos. Juízes arbitrários, no final, beneficiam réus que tanto perseguem.

Francisco Rezek, ministro talentoso e liberal do Supremo, nomeado por Figueiredo em 1983, vira ministro das Relações Exteriores de Collor de Mello em 1990, que o nomeia de volta, dois anos depois, ministro do Supremo.

O juiz federal Sergio Moro vira ministro da Justiça e (depois) inimigo de Jair Bolsonaro.

Aras acabou com a Lava Jato, mas um atuante procurador da força-tarefa em Curitiba, que tanto constrangimento criou para a candidatura de Lula em 2018, foi recrutado para o gabinete de Gonet, que, em princípio, deveria emitir sinais de isenção.

Com a vaga aberta pela saída do ministro Tarcisio Vieira, no TSE, Jair Bolsonaro nomeia ministra substituta a advogada apoiada com entusiasmo pela Associação Nacional dos Juristas Evangélicos.

O renomado escritório de advocacia de Tarcisio Vieira (reconduzido ao cargo por Jair Bolsonaro em 2019, até maio de 2021) agora defende Bolsonaro na Justiça Eleitoral. O ex-ministro (por oito anos) do TSE que Bolsonaro tanto fustiga mostra-se "muito honrado com a confiança depositada".

Todos têm direito a advogados e advogados podem defender qualquer um, com ou sem honorários, mas, dito isso, advogados aderem aos interesses do cliente, sobretudo do cliente-candidato e, por isso, são passíveis de eventual curiosidade, crítica ou desencanto.

Assim, advogado de Bolsonaro é também advogado da ameaça golpista. É advogado do governante fascista. Advogado de Bolsonaro é advogado de quem conspira contra o sistema eleitoral, de quem entra na disputa mas não admite perder.

Advogado de Bolsonaro é advogado de quem insulta ministros do STF e finge ser vítima de decisões suspeitas. Se o candidato patrimonialista é truculento, farsante e insolente, o bacharel contratado é cordial, discreto e otimista ao aderir a pauta tão obscura e reacionária.

É advogado de quem destrói a Amazônia e entulha de oficiais militares de duvidosa reputação o poder civil.

É advogado de quem zomba da vida, estimulando disparo de balas perdidas, negando eficácia da vacina, da máscara, ocultando a gravidade da pandemia e a tragédia sanitária.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.