Luiza Duarte

Correspondente na Ásia, doutora em ciência política pela Universidade Sorbonne-Nouvelle e mestre em estudos de mídia pela Universidade Panthéon-Assas.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luiza Duarte

O que acontece com Hong Kong depois de 2047?

Projeto de desenvolvimento da Área da Grande Baía pode acelerar integração de território à China

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Anunciado em fevereiro, ao mesmo tempo que o polêmico projeto de lei de extradição que gerou uma onda de protestos, a Área da Grande Baía vê Hong Kong, Macau e a província de Cantão como uma região integrada e com objetivos comuns. O plano de desenvolvimento econômico do governo chinês se apresenta como uma saída para a absorção pacífica dos territórios.
 
Vista como prioridade para Pequim, a integração econômica e de transporte e a aproximação da gestão de 11 cidades do Sul da China é um desafio para a autonomia política de Hong Kong e Macau.

Manifestantes fazem 'flash mob' no Museu Espacial, em último ato de protesto pró-democracia em Hong Kong - Philip Fong/AFP

O projeto define os papéis dos territórios no processo de conexão com a província mais rica do país. É apresentado como uma oportunidade para potencializar ganhos ao aumentar a aproximação da China continental. A região soma 67 milhões de habitantes e um PIB de US$ 1,5 trilhão (R$ 6 trilhões), em 2017.
 
Hong Kong tem se mostrado como um incômodo para a grande narrativa chinesa de uma só China. É palco de ações de desobediência civil cada vez mais provocativas, e não há sinais de enfraquecimento ou fim dos protestos, que já duram dois meses. Há uma crise de representatividade. O governo local amarga a perda de confiança da população, e cresce a demanda por uma reforma do sistema eleitoral.
 
A China zela pela unidade territorial, por uma homogeneidade étnica e identitária e defende um nacionalismo revisionista. Políticas repressivas em larga escala estão sendo adotadas em regiões como Tibete e Xinjiang para silenciar minorias. Nas ruas do território há medo de assimilação e incerteza com o futuro.

 
A Área da Grande Baía aparece como um guarda-chuva para toda essa região do sul da China. O governo tem promovido o projeto intensamente. Mesmo não anunciado como tal, ele pode ser a resposta da China para as dúvidas em relação ao futuro de Hong Kong depois de 2047.
 
Os termos do retorno do território do domínico britânico para o domínio chinês garantem o modelo “um país, dois sistemas” por 50 anos. Hong Kong é parte da China, mas manteve nas últimas duas décadas regras de governo distintas e relativa autonomia.

O que acontece depois do fim do prazo do acordo, se Hong Kong guarda o status de região especial ou não, ainda não foi determinado e gera ansiedade e frustração entre os honguecongueses.
 
A questão da propriedade de terras, pressiona para uma definição, como foi no caso da Declaração Sino-Britânica. Em Hong Kong, o governo é o proprietário de todas as terras. Elas são alugadas para construtoras via leilões.

Pelo menos 350 mil desses contratos de arrendamento vão expirar em 2047 e empréstimos para financiamento imobiliário já ultrapassam a data e entram em um período de indefinição jurídica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.