Luiza Duarte

Correspondente na Ásia, doutora em ciência política pela Universidade Sorbonne-Nouvelle e mestre em estudos de mídia pela Universidade Panthéon-Assas.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luiza Duarte

Cidades para carros, cidades do passado

Com infraestrutura de transporte defasada, Manila se tornou uma capital intransitável do sudeste asiático

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Manila (Filipinas)

Chegar na hora é uma tarefa árdua em Manila. A capital das Filipinas sofre cotidianamente com pesados engarrafamentos. O aplicativo de transporte mais popular do país começa a avisar perto das 17h que a hora do rush começou.

Em Makati, área nobre da cidade, o trânsito é lento em praticamente qualquer horário do dia. Faltam calçadas livres para pedestres e ciclovias. Dias de chuva —frequentes em um país atingido por em média 20 tufões por ano— fazem a circulação ficar impraticável.
 
Motoristas frustrados tentam avançar, enquanto 17 milhões de habitantes da Grande Manila são reféns de uma precária malha de transporte público.

A expansão imobiliária e a falta de planejamento urbano contribuem para que a capital filipina fique entre as piores cidades para se viver, segundo o ranking da Economist Intelligence desse ano. Ela aparece na posição 103, entre as 140 cidades pesquisadas.

Tráfego de veículos na hora do rush em Manila - Noel Celis/AFP

Enquanto governo e sociedade civil se mobilizam mundo a fora para pensar cidades para pessoas —funcionais e inteligentes— e tentar se livrar de carros, nas Filipinas a frota cresce e a infraestrutura rodoviária é defasada. As vendas de veículos no país subiram acima dos 10% em 2018, reafirmando a tendência registrada nos últimos anos.
 
Essa é uma das economias que mais crescem na Ásia. A previsão de expansão para o PIB este ano é de 6,3%. Com a melhora das financias, o governo não mira em desencorajar aumento da frota, pelo contrário.

Na região, Singapura, além de dificultar a concessão de novas licenças para veículos congelou o número de carros nas ruas. Em Hong Kong e outras grandes cidades chinesas, a vasta malha de metrô e a rede de trens bala revolucionaram o transporte de massa de passageiros.
 
Madri, Paris, Hamburgo, Atenas, Cidade do México e tantas outras cidades investem, com graus de sucesso variáveis, em ciclovias e em tornar os centros urbanos livres de carros movidos a combustível fóssil nos próximos anos.
 
O trânsito de Manila é tão caótico que resolver essa questão foi uma das promessas de campanha do atual presidente Rodrigo Duterte. Com seu programa “constrói, constrói, constrói”, ele planeja acelerar a expansão da infraestrutura do país.

A estratégia visa gerar empregos no curto prazo, aquecer a economia e tem resguardado sua popularidade. A capital filipina tem ao mesmo tempo, e não por acaso, um engarrafamento pior e uma menor rede de metrô que outras capitais do Sudeste da Ásia, como Kuala Lumpur, Bangcoc e Jacarta.
 
Em fevereiro, foi dado início oficialmente a construção do primeiro metrô interurbano do país. O sistema atual tem apenas uma envelhecida linha datando do final dos anos 1990, com 13 estações. Duas linhas de trem leve ligam a cidade à zona metropolitana.
 
O novo projeto de US$7,59 bilhões tem 15 novas estações, atravessa sete cidades da zona metropolitana em mais de 30 km ligando Mindanao ao aeroporto internacional da capital e deve ser concluído em 2025. O governo local corre para inaugurar três estações antes do final do mandato de Duterte, em 2022.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.