Luiz Felipe Pondé

Escritor e ensaísta, autor de "Notas sobre a Esperança e o Desespero" e “A Era do Niilismo”. É doutor em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luiz Felipe Pondé

Pra quem é a lingerie?

Por que tantos homens, jovens em especial, estão perdendo o desejo pelas mulheres?

Seu namorado gosta de olhar homens vestidos de mulher na internet? Você descobriu isso fuçando no computador dele, sem ele saber? E agora você está, coitada, assolada pela dúvida: será ele gay?

A mentira sempre foi a substância básica da moral pública, mas, suspeito, que nossa era seja a mais mentirosa de todas. A mentira tem uma função social essencial: preservar almoços de domingo na casa da avó e jantares de Natal, sem os quais, não existe civilização. Mas, quando se mente demais (como nós), há risco de dano cognitivo e afetivo.

Já volto para sua dúvida, coitadinha. Antes, um pequeno relato que ilustra de modo didático os danos que o excesso de mentiras pode causar nos mais jovens (eu não tenho nenhuma dúvida de que estamos destruindo os mais jovens com nossa bondade “Nutella”).

Uma jovem de cerca de vinte anos fala: “Estou namorando um homem 20 anos mais velho do que eu! Logo eu que sempre critiquei mulheres que se interessam por homens mais velhos! Estou apaixonada e quero me casar com ele!”. Uma outra menina ao lado diz baixinho, de canto da boca: “Ele é o chefe dela! Está na moda sair com o chefe”.

Eu sei. Se você tem alguma percepção mínima da realidade e da história da humanidade, saberá que “sair com o chefe” não está na moda. “Sair com o chefe” tem estado na moda desde o alto paleolítico. É um clássico. Alguns dizem “Freud explica”. Com chefe, professor, enfim. Antes que alguém que nunca fez isso levante o dedo ofendida, esclareço que obviamente isso não acontece com todo mundo, claro.

O fato é que os jovens desconhecem dados básicos da realidade, tipo: mulheres mais jovens sempre gostaram de sair com homens mais velhos, seja por amor, encanto, paixão, dinheiro, ascensão social, enfim. 

E não estou sendo “judgmental” —adoro essa palavra gourmet: ser “judgmental” é julgar alguém ou algo. O cool é ser “nonjudgmental”, isto é, não julgar ninguém, como se isso fosse possível. 

O retardo mental cresce nesse mundo que decidiu ser um parque temático, onde todo mundo quer deitar a cabecinha no travesseiro a noite com certeza de que em sua alma apenas habitam bons sentimentos.

Ricardo Cammarota

Quero dizer que não estou julgando moralmente essas mulheres e esses homens. Apesar de que, sim, podemos fazê-lo. O fato é que os jovens crescem num ambiente de tal farsa que acabam desconhecendo a realidade dos afetos humanos. Voltemos ao seu namorado, ok?

Você dizia que encontrou no computador do seu namorado fotos de homens vestidos de lingerie. E a dúvida que não quer calar desde então é: seria ele gay? Você mal consegue esconder o pânico da resposta ser “sim, seu namorado é gay”.

Você decide conversar com a amiga de uma amiga que é psicoterapeuta pós-moderna, que é uma forma de psicoterapia em que homens que gostam de se vestir de lingerie são vistos como crossdressers —nome gourmet para travesti. Sim, sei que há toda uma ciência hoje nesse assunto. 

Mas eu não creio tanto assim nessa forma de ciência. A especialista (segundo o jornal The Guardian) diz que as namoradas devem mesmo estimular o anseio secreto dos namorados, sem continuar a fuçar secretamente em seu computador. Deve, quem sabe, estimulá-los a usar calcinhas e batom.

Mundo louco esse, não? Se antes você sonhava com um príncipe —e todo mundo dizia que você era uma idiota manipulada por isso—, agora as especialistas estão a dizer que se seu namorado gosta de ver fotos de homens vestidos de mulher, isso não implica em ele ser gay. 

Lamento, mas, provavelmente, você está namorando um gay. Não à toa, uma das perguntas mais comuns das mulheres feitas ao Google nos EUA é “como saber se meu marido é gay?”.

Antes você esperava que seu namorado enfrentasse perigos por você. Agora, especialistas dizem que você deve, quem sabe, estimulá-lo a sair de saia e salto alto para as festas com você. Liberte-o dessa “opressão patriarcal” de achar que homens que tem namoradas e as desejam devem preferir ver mulheres de lingerie, e não homens.

A ignorância sexual é uma praga hoje em dia. Por que tantos homens, jovens especialmente, estão perdendo o desejo pela mulheres?

Enfim, se seu namorado gosta de olhar fotos de homens com lingerie, seria melhor você trocar de namorado. Encontrar fotos de mulheres peladas no computador do seu namorado pode ser um indício de que ele deseje você mesma e não um colega de trabalho. Erga as mãos para o céu e agradeça. Quem sabe, você deve usar uma saia curta e batom vermelho pra ele.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.