Luiz Felipe Pondé

Escritor e ensaísta, autor de "Notas sobre a Esperança e o Desespero" e “A Era do Niilismo”. É doutor em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luiz Felipe Pondé
Descrição de chapéu
Luiz Felipe Pondé

Síndrome Bolsonaro

Essa gente comum achou sua ferramenta jacobina: o WhatsApp como guilhotina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ricardo Cammarota
São Paulo

Síndrome é um termo científico pra descrever um conjunto de sintomas que caracteriza um processo patológico. Por síndrome Bolsonaro aqui não me refiro à pessoa do Bolsonaro, nem à Presidência, nem à administração Bolsonaro como um todo. Refiro-me ao comportamento de pessoas em relação ao fenômeno social, político e psicológico ao redor da figura e da vitória de Bolsonaro. Pessoas essas contrárias ou a favor. 

Entre as contrárias, basicamente, a inteligência pública. Entre as a favor, seus apoiadores saídos das fileiras de gente comum.

A síndrome Bolsonaro atingiu em cheio a inteligência publica, na sua imensa maioria. Um dos sintomas é a histeria. Muita gente achando que gay não vai poder namorar na rua, professores serão presos por dar aula de história, a moçada do #elenão prevendo o apocalipse. 

Vale dizer que essa moçada era basicamente gente bacana, com grana, bonita, que paga seguros de saúde caros e viaja para praias vazias nas férias ou para o exterior, que nunca sofreu muito com a miséria do país a não ser atrás de alguma câmera de documentário sobre pobre, drogado e bandido; enfim, gente caminhando e cantando por aí.

Profissionais da inteligência pública insistem em se referir a ele como fascista, Jair Messias (assumindo que seu nome próprio é brega e trai sua condição um tanto cristã e provinciana de ser), quando não capitão ou carola. Durante a eleição se aliaram ao PT de forma histriônica como garantidor da ordem democrática. 

O mesmo partido que se aliou à fisiologia corrupta e que tinha como projeto democratizar a mídia —isto é, distribuir a mídia para empresários amigos, como fizeram Chávez e Maduro na Venezuela. 

O PT tinha como projeto não sair nunca mais do poder,  e para isso tinha e tem um exército de intelectuais, professores, artistas, jornalistas, estudantes, produtores culturais, funcionários públicos, publicitários e profissionais liberais orgânicos.

O problema com essa histeria é que a função “a priori” da inteligência pública seria ajudar as pessoas comuns (que não têm tempo para se dedicar a se informar, investigar, colher dados, refletir), a entender o momento político em que vivemos. Ao invés disso, a histeria degenera na condição de anticheerleader.

Análises são feitas de forma rápida a partir de estereótipos de direita, malvados, que comem criancinhas, carolas idiotas que creem em Deus e querem obrigar seus filhos a rezar para a Virgem Maria na escola, patrulhas que vão pegar as pessoas nas ruas e jogar dentro de uma igreja evangélica.

A inteligência pública se tornou irrelevante como elite que cuida da sociedade e se tornou um centro acadêmico de adultos imaturos gritando palavras de ordem.

A verdade é que pouco adianta ficar apostando na queda do Trump e similares. Há algo de estranho no ar político e social, e o mimimi de opressores versus oprimidos, guiado por uma inteligência que crê em mitos como o de jovens críticos, não vai servir como categoria de análise (a propósito, jovem crítico é fetiche, como a Apple, o jovem crítico é nome fantasia para jovem que curte a minha aula, que me acha bacana, que é arrogante, e acha que entende alguma coisa que está acontecendo no mundo). 

Ou então o mito das forças progressistas contra atrasados, bregas, reacionários e crentes. Gente que se considera cosmopolita, moderna, chique, nova-iorquina, descolada, quer vomitar diante de gente que fala em valores familiares, humanidade de homens e mulheres, tradição judaico-cristã e horrores afins.

Frank Furedi, sociólogo britânico (incrivelmente ignorado pela indústria da crítica social e política brasileira), publicou um artigo na revista Spiked, em dezembro de 2018, em que ele chama atenção para o fato que a “revolução populista” (termo dele) está em marcha. E a elite cultural perdeu o bonde. Não vai adiantar esses inteligentinhos que trocam figurinhas em eventos do tipo #elenão ficarem se masturbando com termos do tipo que citei acima. É necessário entender o que essa revolta quer dizer e, quem sabe, ajudar um pouco para que ela não degenere em destruição das instituições democráticas.

No dia da posse, pessoas gritavam para a imprensa em Brasília: “WhatsApp, WhatsApp!”. O que isso quer dizer? Essa palavra, no contexto brasileiro, guardando-se as devidas proporções, quer dizer “guilhotina para a mídia”. Essa gente comum encontrou sua ferramenta jacobina: o WhatsApp. A inteligência pública ainda quer que eles comam bolo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.