Luiz Felipe Pondé

Escritor e ensaísta, autor de "Notas sobre a Esperança e o Desespero" e “A Era do Niilismo”. É doutor em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luiz Felipe Pondé

Capitalismo apodrece por dentro enquanto otimistas babam na gravata

Com os Estados Unidos perdidos, o que deve se impor será um período como a lenta queda do Império Romano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Segundo Edmund Fawcett, no seu “Liberalism, The Life of an Idea”, que saiu pela Princeton University Press em 2018, o liberalismo se caracteriza pela crença positiva numa sociedade móvel, fruto da ruptura acumulativa industrial capitalista, a favor de mudanças sociais progressistas, e aderente à máxima “o desacordo constrói”. Uma sociedade “em debate”, sem ponto de chegada definitivo e sem vitorioso final. Para tal, há que se respeitar instituições que são fruto de processos legais de representação política.

A (in)constância da democracia liberal estaria ligada ao seu caráter plástico de acomodação das mudanças em moto contínuo. Seu parceiro, o capitalismo, causador dessa mobilidade, seria o braço material de sustentação do modelo político liberal.

Essa parceria garantiu a permanência do modo de produção capitalista na “linha”, regulando seus excessos de violência moral, econômica e política, emprestando a ele sua face supostamente
democrática. Mas o vínculo entre os dois é mais contingente do que parece, vide o crescente sucesso da China.

templo grego com itens modernos no lugar de colunas
Ricardo Cammarota

Essa parceria teve altos e baixos, mas, até hoje, tem entregado um modo de vida mais ou menos funcional e sem concorrentes na praça depois da derrocada da utopia socialista.

Chegaria o capitalismo ao fim, mesmo sem nenhuma utopia no horizonte para ninar as belas almas? É possível vislumbrar a derrocada do capitalismo como modelo de sustentação social e político, partindo de suas contradições, mas sem a contrapartida utópica de um socialismo lindo ao final? Para Wolfgang Streeck, é o que está acontecendo. No Brasil, temos seu “Tempo Comprado, A Crise Adiada do Capitalismo Democrático”, pela Boitempo, de 2018.

Numa obra fruto de vários artigos, com originais em inglês e alemão, “How Will Capitalism End?”, publicada pela Verso em 2016, Streeck dá a dica: como não estou comprometido com nenhum negócio não sou obrigado a ser otimista. Essa forma de liberdade de expressão é essencial diante dos “mercados”.

A verdade é que não há nenhuma opção ao capitalismo como forma de sustentação social. A esquerda que quer ter sucesso em algum negócio continua gozando de políticas empresariais de diversidade, por exemplo, que empregam agentes que supostamente criticam o capitalismo, mas que só querem vê-lo trabalhar para si.

Por outro lado, ao dar emprego e sucesso a esses agentes, o capitalismo garante que o potencial crítico deles se torne inofensivo e que abracem o otimismo do marketing como modo de ação, última forma de alienação da fé no mercado.

Para Streeck, o duro de engolir é que com a derrocada do capitalismo como sustentação social em escala global, capitaneado até então pelos agora perdidos Estados Unidos, o que deve se impor será um período semelhante à lenta queda do Império Romano.

Um interregno caótico em que a sociedade perderá seu fôlego institucional, tomando seu lugar um vácuo com déficit de civilização evidente, lançando as pessoas à sobrevida micro, unicamente individual, sem horizonte de organização social e política investida de expectativas viáveis.

Sintomatologia? O capitalismo democrático não terá como empregar uma população que não compete com robôs e inteligência artificial. Ele entrega vida longa às pessoas, mas as demite cada vez mais cedo. A escravidão do networking como laço social. Não terá como garantir direitos porque perderá para o modelo chinês.

As big techs destruirão os mecanismos representativos da democracia liberal em favor de populismos instáveis. O meio ambiente será destruído em meio a conferências intermináveis semelhantes aos concílios bizantinos. A corrupção como parte do negócio. A desigualdade será a regra, e o Brasil, o modelo.

Segundo Streeck sobrará “coping, hoping, doping, shopping” —lidar com os problemas sem horizonte de solução, esperar pelo melhor inatingível, se dopar para suportar as demandas, consumir como loucos. O capital não acaba, o que acaba é a civilização que o liberalismo criou. O capitalismo apodrece por dentro, enquanto otimistas babam na gravata e no celular.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.