Luiz Felipe Pondé

Escritor e ensaísta, autor de "Notas sobre a Esperança e o Desespero" e “A Era do Niilismo”. É doutor em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luiz Felipe Pondé
Descrição de chapéu Rússia

Crise na Ucrânia seria diferente se Putin fosse menos rancoroso?

Supor que o homem de estado estará sempre atuando a partir de princípios racionais de decisão é uma ilusão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A presença do elemento irracional no mundo é uma constante. A filosofia, desde sua origem, tem uma vocação a supor a existência primeira e última de uma racionalidade que governaria as coisas do mundo, e, dentre elas, o homem. Deus, logos, natureza, cosmos, enfim, todos esses conceitos, de uma forma ou outra, encarnam esse princípio de razão.

Podemos dizer, portanto, que vivemos sob a expectativa desse princípio de razão vencer as contradições. Kant, com seu princípio de razão suficiente no século 18, e Hegel, com sua ousada hipótese de que todo o real é racional, no século 19, são grandes manifestações dessa forma de pensamento.

A ilustração figurativa realizada manualmente pelo ilustrador Ricardo Cammarota, em técnica artística de caneta nanquim sobre papel branco, foi executada com traços pretos bem finos, formando volumes e sombras com rachuras e tramas.  A imagem, horizontal, apresenta duas figuras iguais de homens na mesma posição de perfil, frente a frente, da cabeça até a altura do ombro - ambos vestem camisa, gravata e terno. O homem da esquerda está com o rosto coberto com uma máscara lisa esticada e presa com duas cintas, acima e abaixo da orelha, que passam por trás da cabeça, de forma que não é possível ver sua face. O homem da direita está igual, na mesma posição, contrária, só que sua máscara é de um rosto que se assemelha ao do presidente russo Vladimir V. Putin.
Publicada neste domingo, 10 de abril de 2022 - Ricardo Cammarota

Essa suposição implica o desdobramento do princípio de racionalidade em várias dimensões da vida e do mundo. Haveria, portanto, uma racionalidade econômica, uma racionalidade política, uma racionalidade científica, uma racionalidade psicológica, uma racionalidade histórica, uma racionalidade social, uma racionalidade moral.

O ceticismo grego já havia colocado em dúvida a racionalidade do conhecimento, e, portanto, criticado o fundamento das teorias supostamente verdadeiras —por meio do uso do método de contrapor teorias opostas sobre a mesma coisa e mostrar como elas se anulam mutuamente.

Tomemos um exemplo de racionalidade apontado acima: a política. O senso comum acredita muito mais nesse princípio de racionalidade do que o filósofo cético, simplesmente porque o senso comum é ignorante com relação aos limites reais de qualquer prática racional.

A simples observação do comportamento do eleitor na democracia desmancha qualquer suposição de racionalidade em seu comportamento. A irracionalidade reina quase absoluta. O eleitor não se informa de nada, não tem tempo nem memória para isso, opta por ser pragmaticamente ignorante quanto à política —alguns entendem que haveria aí uma opção racional pela ignorância por conta da inutilidade do voto de cada pessoa em si—, é eticamente condescendente com corrupção por parte dos seus favoritos, deposita nos candidatos todo tipo de tara e ignorância no momento de suas escolhas.

Para além disso, há o elemento irracional na personalidade do líder. Supor que o homem de estado estará sempre atuando a partir de princípios racionais de decisão quanto a ganhos, perdas, cálculo de riscos, diminuição de sofrimento da população, otimização de recursos ou resolução de problemas na gestão pública, é uma ilusão. Só iniciantes pensam assim.

A obra do cientista político Robert Jervis (1940-2021) se dedica, justamente, aos elementos irracionais no comportamento dos líderes.

A obra "How Statesmen Think, Psychology of International Politics" (como pensam os homens de estado, a psicologia da política internacional) é um exemplo, aplicado ao campo da geopolítica, de como elementos psicológicos atuando sobre os homens de estado podem impactar decisões.

Tivesse Winston Churchill (1874-1965) outra personalidade, a história da resistência a Hitler teria sido outra nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial? Caso Vladimir Putin fosse menos rancoroso com a humilhação que a Rússia sofreu por parte dos americanos no período pós-soviético, teria ele conduzido melhor a crise com a Ucrânia?

Para Jervis, as opiniões que as pessoas têm sobre o mundo, as coisas, as outras pessoas e os eventos à sua volta, e entre elas também os poderosos homens de estado, não são propriamente pautadas pelo princípio racional de querer compreender o mundo e solucionar problemas ao seu alcance.

Na verdade, as opiniões e as crenças que animam os homens de estado são carregadas de expectativas que transitam pelo conforto emocional que essas opiniões e crenças propiciam a eles —assim como pela economia da sua autoestima diante de outros líderes e assessores.

Enfim, elas servem às necessidades psicológicas que eles têm como pessoas que se deixam levar por intuitos irracionais diante do cargo que ocupam e da responsabilidade deles esperada.

Enfim, assumir que o exercício do poder seja uma prática prioritariamente racional é se enganar sobre a política como ela é.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.