Luiz Weber

Secretário de Redação da Sucursal de Brasília, especialista em direito constitucional e mestre em ciência política.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luiz Weber

STF em pé de guerra

Licitações do tribunal indicam que ministros esperam pelo pior; lista de compras inclui até proteção contra coquetéis molotov

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dizem que se conhece uma pessoa pelo lixo que produz. Um tribunal se conhece pela lista de compras. A análise das licitações de 2019 do Supremo indica um movimento recente do tribunal que no latim clássico se resumiria na frase: “Si vis pacem, para bellum” (se quer paz, prepare-se para a guerra). No meu latim: o-bicho-vai-pegar.

Em agosto, o STF colocou na praça o edital 48/2019, para aquisição de kit antimotim e controle de distúrbio civil.

Pelas especificações, o Supremo aguarda uma invasão. São 15 trajes compostos de armadura de proteção corporal completa. “[A armadura deve proteger] contra altos impactos, absorvendo e distribuindo a energia, podendo esses impactos ser provenientes de diversos materiais, tais como, pedras, tijolos, e certos artefatos pontiagudos.”

Fachada do prédio do Supremo Tribunal Federal; lista de compras da corte inclui até proteção contra coquetéis molotov
Fachada do prédio do Supremo Tribunal Federal; lista de compras da corte inclui até proteção contra coquetéis molotov - Pedro Ladeira - 14.ago.2013/Folhapress

O edital, cuja abertura de propostas ocorrerá na próxima segunda-feira, antevê o pior.

“O tecido externo utilizado na confecção do conjunto antitumulto deve possuir propriedade retardante de chamas, proporcionando ao usuário proteção contra situações de fogo repentino, protegendo, por exemplo, o usuário contra possíveis ataques de fogo, como os coquetéis molotov.”

O tribunal está sob ameaça real. Nas redes sociais, pipocam convocações que têm o tribunal e seus ministros como alvos. Mas além de ir às compras atrás de itens que garantam sua proteção, o STF decidiu reforçar seu próprio poder de investigação e partir para ofensiva na guerra digital.

O edital 19/2019 revela que o Supremo quer comprar um “duplicador forense”. O produto anuncia a disposição do tribunal —talvez no âmbito do inquérito conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes— de autorizar complexas e abrangentes operações de busca e apreensão.

Um duplicador forense nada mais é do que um equipamento que faz o back-up e impede a adulteração do material digital, garantido a autenticidade das mídias apreendidas.

Se antes o tribunal debatia hermenêutica, como a necessidade de mais “self-restraint” de seus ministros (autocontenção), agora pensa, também, em sua “self-defense”.

São sequelas de sua nova projeção de poder.

Nos Estados Unidos, a Supreme Court conta com um batalhão de 125 policiais, distribuídas por um esquadrão antibombas, canino e de ameaças químicas. Para responder a ameaças, uma força policial equipada pode ser efetiva circunstancialmente. Mas uma tropa desgarrada, marcada pela desunião dos ministros, nunca será obstáculo aos avanços autoritários.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.