Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu

Instinto materno

Não venha me dizer que eu não tenho lugar de fala para debater o assunto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As mulheres já nascem com instinto materno, eles disseram. É só colocar uma boneca na mão de uma menina e ela vai cuidar dela com todo carinho, eles disseram. Eu não sou mãe, mas não venha me dizer que eu não tenho lugar de fala para debater o assunto, pois eu estava lá. Eu era a boneca.

Durante quase três anos, fui a "filha" da autora desta coluna. Prazer, me chamo Natasha. Dedico esse relato àquelas que, assim como eu, são vítimas dessa falácia que submete bonecas indefesas aos caprichos de meninas completamente despreparadas para a maternidade.

Ilustração
Silvis/Folhapress

Meu modelo era um item cobiçado nos anos 1990, capaz de comer uma papa sintética e fazer cocô na fraldinha. O sonho de toda menina de seis anos, eles disseram. Na minha primeira noite em casa, minha mãe já havia enfiado todo o estoque de sachês na minha goela, como se estivesse preparando foie gras. Na semana seguinte, ela me deu miojo com feijão, provocando a falência múltipla do meu sistema digestivo.

Com a retirada das minhas baterias, agora eu também podia ir à praia. Ser mãe é padecer no paraíso, eles disseram. A minha, no caso, gostava de me enterrar na areia e prestar suas últimas homenagens em velórios ensolarados. Superada a claustrofobia, esses eram um dos poucos momentos em que eu me sentia verdadeiramente amada. E torcia para que ela me esquecesse ali, na paz eterna da minha cova.

Arrastando meu corpo de plástico maciço para lá e para cá, mamãe não demorou a perceber que tinha em mãos uma arma branca. O play virou um campo de batalha do qual eu nunca sabia se voltaria inteira. O menino que ela gostava era seu alvo preferido. Não é que meu "papai" tinha um crânio duro feito mármore? Não me surpreenderia se me contassem que esse garoto desenvolveu problemas cognitivos.

Nada mais forte que o laço materno, eles disseram. O nosso se desfez num piscar de olhos: foi impossível competir com um Nintendo 64.

Pelas minhas contas, a autora desta coluna, que me tirou da caixa com os olhos brilhando no dia do seu aniversário, acaba de fazer 32 anos. Provavelmente vem recebendo indiretas em relação a um tal de reloginho biológico. Isso sim é alarmante. Se um dia eu a reencontrasse, meu conselho seria o oposto: use camisinha.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.