Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu

Fica, vai ter meme

A obsessão do brasileiro é tamanha que temos um meme na Presidência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No dia da posse do presidente que faz arminha com a mão, eu estava no auge da ressaca e no fundo do poço. Um amigo me abraçou e disse: “Pensa pelo lado bom. Este governo vai render os melhores memes”.

Na hora, é claro que eu não achei graça nenhuma. Hoje em dia, ainda não acho, mas sou obrigada a concordar com ele.

Quando parece impossível suportar o avanço do retrocesso, sou salva por uma simples notificação no celular: fui marcada em um meme. O alívio é imediato. Existe vida inteligente na Terra. Melhor ainda: existe vida boba na Terra, e isso me ajuda a continuar.

Se eu compartilhar esse meme, ainda ganho um punhado de curtidas, meu cérebro libera uma rodada de dopamina e outras pessoas poderão, assim como eu, recuperar a fé na humanidade. É quase uma corrente do bem —bem diferente das correntes de WhatsApp nos grupos de família.

 Meme do cachorro tomando café tranquilamente dentro de uma casa em chamas
Reprodução

Aliás, meus grupos de família também foram pacificados pelos memes sobre o atual governo. Se antes os assuntos variavam entre problemas de saúde —pelo visto hipocondria é um lance genético —e discussões políticas, hoje estamos unidos graças aos benefícios da “memeterapia”. Sou uma prova viva de que o consumo de memes melhora a comunicação com o próximo, descomplica desabafos e aplaca tensões.

Pelo visto, não sou a única a buscar a cura através do meme. Nossos representantes também fazem o mesmo. Especialmente no Twitter, seu playground favorito, em que pautas urgentes são abordadas como uma rixa entre alunos da quinta série. A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

Nesse ciclo de catástrofes “memetizadas” à exaustão, fica claro que o meme trata os sintomas, e não as causas. 

É uma anestesia para o caos que me cerca, como naquele meme do cachorro tomando café tranquilamente dentro de uma casa em chamas. Merda. Estou fazendo de novo.

Esse elixir contra as pressões sociais, políticas e cotidianas talvez se assemelhe mais ao Rivotril do que à terapia. O ansiolítico é o segundo remédio mais consumido no Brasil. E a obsessão do brasileiro com memes é tanta, mas tanta, que temos um meme eleito na Presidência.

Um país que sobrevive à base de memes e clonazepam é um cenário sinistro, digno da série “Black Mirror”. 

Mas minha angústia dura pouco —até me marcarem no próximo meme.

Ilustração
Silvis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.