Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu

Escala evolutiva fez 'moonwalk' com o Homo conservadoris

Espécie se perdeu em expedições até a borda da Terra até a seleção natural fazer sua parte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ano é 2220 e a humanidade resiste feito uma barata radioativa.

Na sala de aula, professora e alunos vestem seus óculos de realidade virtual. É dia de passeio e as crianças estão agitadas. Em um piscar de olhos, já estão dentro do Museu de Antropologia, esbarrando sem querer umas nas outras, quando um vulto estranhamente familiar chama a atenção de todos.

O grupo cerca uma representação tridimensional do Homo brancus heterus conservadoris, uma espécie extinta há relativamente pouco tempo.

Ilustração de uma barata segurando duas armas.
Ilustração de Silvis para coluna de Manu Cantuária de 28.jan.2020. - Manu Cantuária

Ele encara a aglomeração de visitantes com seus olhos vazios de computação gráfica. Tem um quê de mal-ajambrado, talvez o terno desalinhado nos ombros, a veia pulando na testa, os óculos ligeiramente tortos. Mesmo com um revolver enfiado no coldre, não parece representar ameaça. Mas nem sempre foi assim, explica a professora. Essa espécie foi um dos maiores inimigos à vida na Terra já catalogados.

O H. brancus heterus conservadoris ocupou espaços de poder e exerceu sua influência sobre os mais vulneráveis durante centenas de anos. Eles atacavam o pensamento livre e defendiam o livre mercado. Seu projeto de destruição tinha como alvo o meio ambiente, a ciência, a arte, a cultura, a sexualidade e qualquer outro ser humano que não fosse igual a eles.

Os alunos se aproximam do mostruário com ferramentas e acessórios utilizados no apogeu da espécie.

Celulares do tamanho de uma raquete de pingue-pongue, espetos de churrasco, uma bandeira puída do Brasil, uma caneca rachada com os dizeres “I love NY”, pistolas e projéteis enferrujados, a Bíblia Sagrada.

É claro que nem todo espécime era exatamente assim. Havia exceções. Geralmente, aqueles que fugiam à regra acabavam se engajando na campanha contra a generalização  #NemTodoHomo. Era mais fácil limpar a própria imagem do que as cagadas feitas por seus “bróders”.

Foi a primeira vez que a escala evolutiva do homem deu um passo conhecido como “moonwalk”. O H. conservadoris abriu mão do conhecimento adquirido ao longo de milhares de anos, disseminou boatos, se perdeu em expedições até a “borda” da Terra e declarou guerras inúteis, até a seleção natural finalmente fazer a sua parte.

As crianças partem para a próxima atração, ávidas para conhecer a evolução daquela espécie: o também extinto Homo pseudo desconstruides.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.