Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu

Posso criticar uma mulher sem ser considerado machista?

O movimento feminista acaba de inaugurar um FAQ para o público masculino

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com o objetivo de evitar vexames como as recentes declarações de Pedro Bial sobre a indicação de Petra Costa ao Oscar, os tuítes de José de Abreu sobre Regina Duarte e o vazamento tóxico ocasionado pelos “chernoboys” do BBB 20, o movimento feminista acaba de inaugurar um FAQ voltado para o público masculino. 

A ideia é responder a dúvidas comuns, diminuindo a taxa de cancelamentos e, de quebra, poupando a paciência de mulheres de todo o Brasil.

Posso criticar uma obra de arte feita por uma mulher sem ser considerado machista?

Pode, claro. Basta ter o mínimo de embasamento e alguns cuidados básicos. Observe se a sua crítica sugere que a artista é louca porque você não conseguiu extrair sentido da obra. Também evite menosprezar as motivações da autora dizendo que ela quis “chamar a atenção” ou “agradar a mamãe”.

Ilustração de mulher com um microne e uma identificação no peito "SAC FEMINISTA". Ela está falando "Sua opinião é o menos importante pra nós. Obrigada!"
Silvis/Folhapress

Posso criticar uma mulher sem ser considerado machista?

Com certeza. É só fazer um pequeno esforço para enxergar o alvo da crítica para além de sua aparência física ou de sua sexualidade. Por exemplo, quando um homem diz que “não comeria” ou que “já comeu” uma mulher com o objetivo de diminuí-la, o feitiço acaba se voltando contra o feiticeiro. Elaborando melhor sua crítica, você também contribui com a luta das mulheres pelo direito de serem ofendidas apropriadamente enquanto nós priorizamos causas mais urgentes.

Posso flertar sem ser considerado um assediador?

Sim. O segredo é estar atento aos sinais. Um deles é quando a mulher se utiliza do advérbio de negação “não”, que significa recusa. Parece bobagem, mas muitos homens interpretam o não como um talvez ou até como um jogo de sedução. É mais simples do que parece: não é não. A segunda regra de ouro é evitar o contato físico. Você não está no hortifrúti para ficar apalpando, alisando e cheirando o que pretende comer. Se dê ao respeito se quiser ser respeitado.

Como posso ser machista se amo a minha mãe?

As estatísticas não mentem: cerca de 100% dos homens considerados machistas foram gerados em um útero. O fato de você ter mãe, avó, irmã, filha, namorada e até amigas, não anula erros, nem justifica acertos. É o tratamento que você reserva a mulheres com quem não possui um laço afetivo que vai revelar se você respeita ou não o sexo feminino.

Se você ainda tem dúvidas ou quer enviar sua sugestão sobre como o feminismo pode melhor atendê-lo, não perca tempo. Acesse agora nosso Fale Conosco —afinal, a cada dia que passa, sua opinião é menos importante para nós.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.