Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu
Coronavírus

Bolsonaro age como um necromaquiador das vítimas de Covid-19 no Brasil

Ele não é coveiro, mas trabalha a serviço de casas funerárias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ele não é coveiro, mas trabalha a serviço de casas funerárias de todo o Brasil. Ostenta um talento inigualável para maquiar os mortos, especialmente as vítimas de Covid-19. Suaviza a morbidez do noticiário, achata a curva de contágio e esconde crimes de responsabilidade com suas técnicas de maquiagem. E, para complementar a renda, ainda faz bicos como Presidente da República.

Quando o coronavírus passou a matar mais de um brasileiro por minuto e o país se transformou no epicentro da pandemia, o necromaquiador Jair Messias Bolsonaro se viu diante de uma missão desafiadora. Precisava camuflar quase 40 mil mortos e 700 mil infectados pela doença, garantindo um aspecto agradável a seu governo.

Ilustração de personagem baseado no mapa do Brasil dentro de um caixão com os olhos fechados. Ao lado, Jair Bolsonaro passa batom no personagem e vários vírus estão na cena
Silvis/Folhapress

Após participar de um curso de especialização com a Blogueirinha do Fim do Mundo, Bolsonaro desenvolveu uma técnica simples e inovadora, que transformou o Brasil em referência mundial em maquiagem de dados oficiais sobre o avanço da Covid-19. E por aqui você acompanha, com exclusividade, um breve passo a passo dessa necromakeup que está dando o que falar.

Começando, é claro, pela base. Nesse caso, Bolsonaro optou por uma base militar. O truque consiste em ocupar todos os postos-chave do Ministério da Saúde com militares do Exército que, de preferência, não tenham qualquer conhecimento técnico no campo da medicina.

O próximo passo é utilizar um bom corretivo para ocultar o número de mortos e infectados pela Covid-19 no país. Como a subnotificação não encobre de maneira satisfatória o alarmante número de casos, o segredo é retirar os dados acumulados do site do Ministério da Saúde, exibindo apenas os resultados das últimas 24 horas.

Um bom iluminador faz toda a diferença e, para ressaltar os pontos positivos de sua gestão, a dica do necromaquiador é a seguinte: não precisa correr para atender a Globo, basta divulgar os dados depois das 22h e voilà, acabou matéria sobre recorde de mortos no Jornal Nacional.

Na região dos olhos, Bolsonaro aposta em uma maquiagem carregada para ofuscar outros assuntos: seja transferindo R$ 80 milhões do Bolsa Família para a Secom, investindo pesado em propaganda do governo; seja pesando a mão nas sombras, com ameaças ao Supremo Tribunal Federal.

A morte não precisa ser assustadora. Para este ícone da necromaquiagem e da necropolítica, é mais vantajoso mascarar informações do que a população.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.