Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária

Sem um fio para seguir no Twitter, cancelada perdeu o fio da meada

A vida parecia mais simples fora das redes, e não indecifrável como um tuíte do Carluxo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não era nem meio-dia quando foi cancelada. O ódio desabrochava em sua inbox como flores em um jardim primaveril. Ninguém mandou tuitar que salada de frutas não era sobremesa. Sua tentativa de retratação inflamou ainda mais a turba. Só lhe restou apertar o F5 até seu ego virar uma farofa de paçoca.

“Fui canceladx, e agora?” Em busca de apoio entre seus pares, párias que se reuniam em fóruns às margens da deep web, encontrou uma solução mágica para restaurar a paz e o equilíbrio em sua vida: desativar o Twitter.

Tamanha foi sua surpresa quando saiu às ruas e as pessoas não tentaram arrancar sua cabeça e colocá-la em um espeto. Os pássaros cantavam, alheios a tretas e threads.

Ilustração de duas mãos que seguram um emaranhado de fios azuis que passa de uma mão para a outra. No meio da imagem, essa rede forma o símbolo do Twitter
Silvis/Folhapress

A vida parecia mais simples, e não indecifrável como um tuíte do Carluxo. Aliás, não se ouvia um pio sobre o Carluxo fora do Twitter, o que levantou a suspeita de que ele seria um bot, talvez a abelha-rainha dos bots.

Nada disso importava, já que os bots agonizavam num ferro-velho invisível. Agora, era possível mencionar o nome do presidente sem lidar com perfis falsos e suas hashtags com erros de ortografia.

Mas não seria tão fácil se adaptar a este mundo no qual o Felipe Neto era apenas um youtuber, e Vera Magalhães apenas a apresentadora do Roda Viva.

Incapaz de sentir os abalos sísmicos provocados por uma postagem de 280 caracteres feita pelo Trump, pela J. K. Rowling ou pelo Kanye West, ela ainda não sabia onde estava pisando.

Sem um fio para seguir, perdeu o fio da meada. Com o que deveria se indignar? A indignação não gera engajamento no Instagram, e o Facebook andava tão empoeirado que atacava sua rinite.

Já não era mais fluente em memes, sua segunda língua. Abordava as pessoas perguntando que história é essa de lobo guará ou quem diabos é Cabeleireira Leila.

Suas opiniões ficaram velhas e puídas. No Twitter, é possível mudar de opinião três vezes numa rolada de barra. Você concorda com um tuíte, depois concorda com a problematização do tuíte, depois concorda com a problematização da problematização do tuíte e assim por diante.

Em compensação, sua produtividade aumentou bastante. Passou a trabalhar só para procrastinar a procrastinação, que ficou mais chata que o trabalho em si.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.