Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária

Com selfies sem máscara, antigo normal volta com força no feed do Instagram

Uso excessivo de redes sociais na pandemia resultou em avalanche de gafes e cancelamentos evitáveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em tempos de pandemia, as redes sociais se tornaram nossa principal forma de interação com o resto do mundo. O resultado? Uma avalanche de gafes e cancelamentos que poderiam ter sido facilmente evitados.

Pensando nisso, a coluna traz um guia de etiqueta que responde à fatídica pergunta: como se portar nas redes sociais?

*

No Instagram: Prepare-se para viver uma utopia onde todos são felizes, bronzeados e vacinados contra a Covid. Saem as selfies de máscara e entram as selfies com o rosto coladinho ao de amigos. O antigo normal volta com força no feed, em registros na praia ou viagens —e não é throwback.

Abuse da hashtag #autocuidado ao exibir seu novo corte de cabelo ou aquele clique no espelho da academia. Sob a benção do #autocuidado, tudo é permitido.

No Twitter: O inferno são os outros, que não seguem as regras de isolamento social. Mostre que você é o único ser humano do planeta a respeitar a quarentena. O diferentão, raro, singular e precioso presentinho de Deus, merecedor de uma medalha de honra ao mérito entregue pelas mãos de Drauzio Varella.

Deixe de lado a sua fé na humanidade e capriche na combinação de notícias desastrosas, para que os seus seguidores não se esqueçam da crise sanitária, ambiental, econômica e política que estamos
atravessando. Para deixar a timeline um pouco mais leve, opte por memes da Jojo Todynho.

No Facebook: Fique à vontade para postar o que quiser, ou não postar nada, ninguém se importa. O tribunal do Facebook está em recesso por tempo indeterminado.

No TikTok: Se você tem mais de 25 anos e costuma postar no TikTok, reflita um pouco sobre os rumos que sua vida está tomando e procure se alongar antes de reproduzir os desafios, já que algumas coreografias mais parecem um projeto de destruição em massa de meniscos.

Outra dica importante é evitar o espinhoso tema da produtividade. O aplicativo não é apropriado para ostentar seu terceiro idioma ou sua horta vertical. Quanto mais tempo você perder decorando um monólogo da Inês Brasil, melhor.

Viu como é simples? Complicado mesmo é interagir pessoalmente seguindo todos os protocolos de segurança. Caso tenha interesse em um guia de etiqueta para interações fora da internet, acesse o site da Organização Mundial da Saúde.

Ilustração de uma mulher caindo com uma máscara descartável perto de uma mão e um celular do outro lado. Ela está chorando com uma das mãos no rosto
Silvis/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.