Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária

Fisioterapia social tenta recuperar sociabilidade atrofiada na quarentena

Tratamento adequado reverte a perda do tônus e do traquejo social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma nova ciência surge em tempos de quarentena: a fisioterapia social, que visa recuperar a sociabilidade atrofiada daqueles que estão há meses evitando encontros e eventos.

É uma condição rara, dado que uma parte da população nem sequer teve o privilégio de se isolar, enquanto outra já está vacinada psicologicamente, aglomerando como se a curva de contágio fosse feita de algodão doce.

Porém, há uma parcela de indivíduos que, ao se privar do convívio social, acabou se esquecendo de como se portar em determinadas situações.

O abraço, por exemplo, é quando duas pessoas ficam parcial ou completamente envolvidas pelos braços uma da outra.

Ilustrada 29.set Manuela Cantuária
Silvis/Folhapress

A maioria de suas modalidades caiu em desuso, como o abraço de urso, no qual você estala a costela da pessoa enquanto tenta levantá-la; o abraço depois da quarta dose, no qual você entrelaça os
braços sobre os ombros do outro e encosta sua testa na dele enquanto repete os dizeres “tu sabe que eu te considero pra caralho”; e o abraço pelas costas, com a mão repousada na cintura, muito praticado por casais héteros na plateia de shows nos tempos de outrora.

Uma aglomeração de pessoas com fins recreativos, acompanhada de música, dança e bebidas.
A boa e velha festa exige tirar o bolor de uma série de habilidades, como fazer uma melhor amiga no banheiro, driblar semiconhecidos, flertar offline, saber o que fazer com as próprias mãos e dançar como se ninguém o estivesse observando no TikTok.

A roda de conversa é quando um grupo com um número a partir de três pessoas se reúne para trocar ideias sobre qualquer assunto, em uma livre circulação de opiniões e perdigotos. Na conversa in loco, não dá para bloquear discursos divergentes nem resmungar com o microfone mutado e é preciso flexibilidade para evitar rupturas e deslocamentos em geral.

Lembrando que, por mais que o paciente se alongue, não há contorcionismo que sustente certas posturas, como defender a gestão ambiental do governo Bolsonaro, por exemplo.

Com um tratamento adequado, a perda do tônus e do traquejo social pode ser revertida com exercícios simples, reproduzidos dentro de casa, numa espécie de aquecimento para a vacina. Agende já sua consulta e se prepare para o antigo normal do futuro.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.