Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu

Frente ao machismo, o ghosting pode ser um meio de reparação histórica

'Nós não somos eternamente responsáveis por aqueles que cativamos. Que façam terapia'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ela chegou ao bar escondida embaixo de um lençol branco com dois furos no lugar dos olhos. O Dia das Bruxas era só em outubro, não se tratava de festa à fantasia. Foi ao encontro de sua amiga, que reagiu como se estivesse vendo um fantasma. Ao ter seu excêntrico look questionado, a Gasparzinha prontamente se justificou: "Tá vendo aquele cara ali perto do balcão? Eu estou fazendo um ghosting com ele".

"Não é assim que o ghosting funciona."

"Eu sei muito bem como o ghosting funciona. Bloqueei de todas as redes, do meu telefone, tranquei meus perfis, fiz tudo como manda o figurino."

"Acho ghosting um grande vacilo, mas não é nem esse o problema. É justamente esse... figurino."

"Vacilo é iludir os outros. Se alguém ignora você, não sobra espaço para o subtexto, você entende o recado de cara. A pessoa quando se apaixona fica com a capacidade cognitiva prejudicada, daí para interpretar um emoji de raquete de tênis como um soneto de Baudelaire é um pulo. O silêncio, os dois tracinhos azuis, falam mais do que mil palavras. O ghosting também pode ser um ato de amor ao próximo."

"Por que você simplesmente não fala que você não está mais a fim?"

"Eu agora virei RH para ficar distribuindo feedback? Vou ter que elaborar um discurso de encerramento para um cara com quem eu fiquei duas vezes? Escolher cada palavra de uma mensagem que ninguém gostaria de receber? Por que não um final em aberto? É uma oportunidade para o outro dar asas à imaginação. Ele pode achar o que quiser, que eu voltei com um ex, que fui atropelada por carrinho de pipoca..."

"Assim parece que você está tratando a pessoa como um objeto sexual."

"Os homens não fazem isso desde sempre? Nesse caso, o ghosting também pode ser uma ferramenta de reparação histórica."

"Se a gente copiar o que os homens têm de pior, a humanidade não dura mais dez anos. A aridez emocional completa está logo ali na esquina, ninguém sai ganhando com essa 'tiktokização' da putaria."

Ilustração de uma pessoa com batom vermelho e um tecido branco sobre o corpo todo, como uma fantasma, sentada numa mesa de bar com um drink. No fundo, há outra pessoa vestida normalmente sentada em frente ao balcão com uma cerveja.
Publicada nesta segunda-feira, 27 de julho de 2021 - Silvis/Folhapress

"Você leu demais 'O Pequeno Príncipe'. Nós não somos eternamente responsáveis por aqueles que cativamos. Que façam terapia."

"Difícil levar esse discurso a sério vindo de uma pessoa escondida embaixo de um lençol."

"É esse o ponto. Eu nunca quis ser levada a sério."​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.