Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu
Facebook instagram

Atualize seus apps: Instagram virou LinkedIn, que é o novo Tinder

Agora o aplicativo de fotos serve para fechar negócios, enquanto o de trabalho passou a ser rede de pegação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os aplicativos estão sempre se atualizando. Mas e você, cara usuária, já se atualizou a respeito das novas funções dos apps que mais usa?

O Instagram é o novo LinkedIn. O aplicativo agora serve para fechar negócio e aglutina as funções de cartão de visitas, currículo e portfólio. Não importa qual seja o seu trabalho —cirurgiã-dentista, triatleta, designer de sobrancelhas, fiscal do Ibama, operadora de vendas etc.— você terá de se comportar como uma blogueira e vender o seu peixe o tempo todo.

Já o LinkedIn é o novo Tinder. Ninguém ali tem esperança de encontrar um trabalho com a taxa de desemprego em 14%. Ninguém ali investiu em uma foto profissional de perfil, com fundo infinito, luz boa, edição no Photoshop, para parecer competente. O ritual do acasalamento agora ocorre da seguinte maneira: vão elogiar o seu "currículo" (equivalente ao emoji de foguinho), dizer que você tem potencial para "preencher uma vaga" (carência e/ou saudades da ex) e quem sabe chamar você para uma "dinâmica de grupo" (suruba).

O Tinder é o novo Instagram. Uma rede em que você posta o lado mais mentiroso de si mesma. Onde você é bonita, saudável, viajada, amante das artes e da natureza, engajada e de bem com a vida. Lá, você pode desaguar suas selfies no espelho e fotos de biquíni sem culpa. E, se no Instagram a graça era acumular seguidores, no Tinder você acumula matches, e o flerte também se esgota em emojis sem nunca chegar aos finalmentes.

Ilustração representando os ícones de redes sociais trocando seus símbolos
Publicada em 25 de outubro de 2021 - Silvis

O TikTok é a nova Wikipédia. A fonte de conhecimento de jovens estudantes no mundo todo, alimentada de forma colaborativa, em um ciclo infinito de copia-e-cola de conteúdos. A diferença é que a informação agora é disponibilizada no formato de dancinhas cuja coreografia consiste em apontar cartelas com o texto para fixar a mensagem transmitida ao usuário.

O WhatsApp é o novo Facebook. É como se você não existisse se estiver fora dele. É lá onde sua família está. Onde seus colegas de trabalho estão. Onde os barracos acontecem. Onde as fake news proliferam. É para onde migraram os grupos, as mensagens de aniversários, as figurinhas animadas, os vídeos do seu sobrinho, as correntes e os seus ex-namorados bloqueados.

Pronto, agora você já está apta a extrair o melhor que esses aplicativos têm a oferecer e desperdiçar o seu tempo de forma muito mais dinâmica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.