Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu
machismo Rússia

Áudios de Arthur do Val sobre mulheres na Ucrânia são machistas e nauseantes

Em viagem ao país em meio à invasão russa, ele disse que ucranianas seriam fáceis porque são pobres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Minhas enzimas corroem as paredes do estômago cada vez que escuto os áudios vazados de Arthur do Val. A fala, por si só, já é nauseante. Mas foi expelida pelo segundo deputado estadual mais votado de São Paulo, então pré-candidato ao governo do estado e youtuber com 2,5 milhões de seguidores, conhecido como Mamãe Falei.

O deputado aproveitou o recesso de Carnaval para fazer uma viagem à Ucrânia e atuar como uma espécie de correspondente de guerra, arrecadar doações para os refugiados e conhecer a resistência ucraniana.

Mas a missão supostamente humanitária ganhou contornos desumanos com o vazamento de seu relato para um grupo do Movimento Brasil Livre, o MBL.

Ilustração representando um ecrã de telefone reproduzindo o rosto do deputado Arthur do Val, abaixo do qual há um intestino que tem uma boca em sua extremidade superior
Ilustração publicada em 7 de março - Silvis

Nas mensagens de áudio, Arthur soa perplexo. As palavras parecem lhe escapar. Ele diz que, em 35 anos de vida, nunca testemunhou nada parecido com aquilo. Repete inúmeras vezes o quanto está mal. É possível sentir o abalo em sua voz: "Mano, eu tô triste, porque é inacreditável".

Mas o que o teria levado a esse estado? Os horrores da guerra? Muito pelo contrário. Foi a beleza das refugiadas ucranianas. Em nenhum momento, ele se refere às refugiadas como mulheres em situação de vulnerabilidade, que perderam suas casas, seus trabalhos, seus parentes. Apenas como "minas bonitas", "deusas". Como se elas estivessem em uma vitrine, servindo apenas para hidratar suas retinas e inflar seu ego. Já que, segundo suas próprias palavras, elas seriam fáceis, porque são pobres.

Do Val lamenta não ter pego ninguém "porque não deu tempo". Também divide com seus interlocutores as dicas de Renan Santos, líder do MBL, para fazer turismo sexual na região —embora não utilize esse termo, e sim "Tour de Blonde". A ideia é priorizar cidades mais pobres, onde as mulheres seriam "gold diggers".

Em seu pedido de desculpas, Mamãe Falei disse que os áudios foram tirados de contexto. Sim, os áudios estão fora do contexto. Afinal, o deputado compara uma fila de refugiados de guerra a uma fila de balada em São Paulo. Ao mesmo tempo, está tudo ali. O colonialismo, no deslumbramento com o padrão de beleza europeu. O neoliberalismo, que trata a pobreza como vantagem. A misoginia, que desumaniza mulheres. O machismo, no discurso de superioridade naturalizado como um papo entre amigos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.