Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu

Uma amiga engasga com a história humilhante da outra sobre seu divórcio

'Com a tela aberta para os alunos, li a mensagem da periguete que dizia estar tendo um caso com meu marido'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Duas amigas jantam em um restaurante.

"Não tive coragem de contar essa história para ninguém, Mariana. É muito humilhante. Mas minha terapeuta me incentivou a me abrir com alguém em quem eu confiasse. Bom, aos sábados dou aulas de fotografia para adolescentes, é uma atividade extracurricular da escola. Geralmente chego, ligo o laptop no projetor e espero os filhinhos de papai chegarem atrasados com ressaca de Corote."

Ilustração mostra mulher de vestido rosa sobre fundo da mesma cor. Ela segura o próprio pescoço com as duas mãos. Seu rosto está roxo e sua língua de fora
Publicada nesta segunda-feira, 30 de maio de 2022 - Silvis

Mariana começa a tossir, a amiga segue falando.

"Daí, para quebrar o gelo, costumo abrir perfis de fotógrafos que tem um trabalho cafonérrimo. A gente passa mal com aqueles ensaios de grávida no Jardim Botânico, com filtro sépia, sabe?"

Mariana tosse com mais vigor. Seus olhos lacrimejam. Ela levanta os braços, engasgou com alguma coisa. Mas a amiga não se abala e continua a história.

"Adolescente não resiste a um bullying. Parece maldade, mas é meu dever como educadora. Os erros ensinam tanto quanto os acertos. Não sei quem disse isso. O Osho talvez?"

Mariana tenta respirar, desesperada. Está ficando roxa.

"Foi quando pipocou uma notificação de mensagem. Fiquei curiosa e abri com a tela projetada mesmo. Era uma periguete, com todo respeito, amiga, mas aquela sobrancelha pigmentada que parece uma gaivota desenhada por uma criança já bastava para defenestrar minha sororidade. Calma, que piora. Na mensagem, ela dizia que estava tendo um caso com meu marido havia quase um ano."

Um casal na mesa ao lado percebe que Mariana está passando mal. Por sorte, ambos são médicos e oferecem socorro.

"E você não sabe da maior. Acredita que ela estava revoltada porque meu marido estava com outra? Sim, uma segunda amante. A cara dos alunos, meu Deus. Na hora eu achei que fosse morrer."

Os médicos se preparam para fazer uma traqueostomia de emergência em Mariana usando uma faca de carne. Mas antes tentam a manobra de Heimlich uma última vez.

"E tem mais: depois fui descobrir que conhecia a outra da outra. Era recepcionista da academia que a gente malha. Enfim, minha reação na hora foi pedir um intervalo. Peguei minha bolsa e nunca mais voltei. E foi esse o motivo do divórcio."

Mariana cospe o pedaço de castanha que obstruía sua garganta. O restaurante todo aplaude.

"Nossa, que alívio. Eu tava engasgada com essa história."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.