Manuel da Costa Pinto

Jornalista, mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuel da Costa Pinto

Série 'O Jornal' mostra tensões entre liberdade de expressão e moral 

SÉRIE

Porto de dilemas

Caso raro de produção que nos chega do leste europeu, a série “O Jornal” é ambientada em Rijeka, maior porto da Croácia —onde um empreiteiro com ambições políticas compra o principal diário da cidade, expondo os jornalistas a dilemas éticos. O ritmo é inicialmente lento, mas se acelera conforme as tensões entre liberdade de expressão, consciência moral e interesses escusos redundam em acobertamento de crimes e perseguições. 

O Jornal. Direção: Dalibor Matanic. Elenco: Branka Katic, Trpimir Jurkic, Dragan Despot. Produção: Drugi Plan (2016). Na Netflix 

O ator Dragan Despot  em cena da série ‘O Jornal’
Dragan Despot em ‘O Jornal’ - Divulgação

 

LIVRO

Sacralidade elementar
Quem visita o Oceanário de Lisboa pode ler, estampados nas paredes que separam seus aquários, inúmeros versos em que a portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) celebra a sacralidade das coisas elementares. Essa poesia de feição ao mesmo tempo clássica e moderna, de meditação solene e dicção límpida, pode ser lida na antologia organizada por Eucanaã Ferraz. A seleção vai de “Poesia” (1944) a “O Búzio de Cós” (1997) e inclui dois poemas inéditos, além da “Artes Poéticas” —fragmentos de prosa memorialística que expõem a utopia de recuperar a unidade perdida entre o homem e o mundo por meio da ascese poética.


Coral e Outros Poemas. Autora: Sophia de Mello Breyner Andresen. Editora: Companhia das Letras (2018, 392 págs., R$ 54,90)

 

DISCO

Nitidez superlativa
A violinista alemã Isabelle Faust e o cravista australiano (nascido na África do Sul) Kristian Bezuidenhout gravam a integral das sonatas de Bach para os dois instrumentos, utilizando um cravo de época e imprimindo à interpretação uma nitidez que é amplificada pela qualidade superlativa do selo francês Harmonia Mundi.

J.S. Bach: Sonatas for Violin and Harpsichord. Artistas: Isabelle Faust e Kristian Bezuidenhout. Gravadora: Harmonia Mundi (2018, R$ 178,40, importado, CD duplo)

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.