Manuel da Costa Pinto

Jornalista, mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuel da Costa Pinto

Lévi-Strauss ganha premiada biografia

Confira dicas de livro, disco e série

Especialista francesa em história intelectual, Emmanuelle Loyer reconstitui, nessa premiada biografia, a trajetória do etnólogo Claude Lévi-Strauss (1908-2009), cujas pesquisas no Brasil revolucionaram o pensamento antropológico do século 20. Além da experiência nos “tristes trópicos”, o livro enfoca as viagens e o diálogo com intelectuais e artistas, extraindo dos acontecimentos da vida centenária e dos escritos estruturalistas de Lévi-Strauss uma nova concepção da cultura e do humano, que fazem do pensador belga “um homem do Renascimento” em pleno mundo contemporâneo.

Lévi-Strauss. Autora: Emmanuelle Loyer. Tradução: André Telles. Editora: Edições Sesc (2018, 784 págs., R$ 130)

Série

Demônio da usura
Essa produção italiana aborda com toques de humor negro e melancolia a crise financeira global e a precarização do trabalho. Acossado por credores, um ex-técnico de informática, que acaba de ser demitido de trabalho braçal num almoxarifado, se torna assistente de especialista em cobrar dívidas de empresários para uma casa de empréstimos. Com métodos cruéis de humilhação pública dos devedores, o explorado se transforma em explorador, numa fábula em que a noção católica de usura é pervertida pela figura mesfistofélica do cobrador profissional.

Perdoai as Nossas Dívidas. Direção: Antonio Morabito. Elenco: Marco Giallini, Claudio Santamaria, Flonja Kodheli. Produção: La Luna/Lotus/Rai Cinema (2018). Na Netflix

Disco

Virtuose precoce
Nessas antológicas performances gravadas entre 1962 e 1969, a violoncelista Jacqueline du Pré (morta precocemente em 1987, aos 42 anos, vítima de esclerose múltipla) interpreta obras de Bach, Schumann e Fauré, entre outros. As peças têm diferentes formações e participação de instrumentistas que ressaltam a destreza da virtuose britânica.

A Jacqueline du Pré Recital. Artistas: Gerald Moore, Roy Jesson, Ronald Kinloch Anderson, Osian Ellis e John Williams. Gravadora: Warner Classics (2018, R$ 82,80, importado)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.