Manuel da Costa Pinto

Jornalista, mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuel da Costa Pinto

Série expõe tensão da Guerra Fria sob a ótica comunista

Confira dicas de série, livro e disco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​​

Jonas Nay (esq.) e Godehard Giese em ‘Deutschland 83’
Jonas Nay (esq.) e Godehard Giese em ‘Deutschland 83’ - Divulgação

Ambientada em 1983, quando a Alemanha ainda estava dividida, essa série germânica em oito capítulos mostra a Guerra Fria do ponto de vista comunista. Um jovem militar alinhado ao governo oriental é infiltrado, a contragosto, no exército do outro lado do Muro de Berlim, enredando-se em casos de espionagem nos quais cínicos estrategistas e grupos pacifistas recheados de agentes duplos expõem a mescla de pureza ideológica e interesses geopolíticos do período. Um dos pontos fortes, além da tensão inerente à trama, é a reconstituição do cotidiano contrastante das duas Alemanhas.

Deutschland 83. Direção: Edward Berger. Elenco: Jonas Nay, Maria Schrader e Ludwig Trepte. Produção: RTL/Sundance TV (2015). No Vivo Play

Livro

Fantasmas russos
Em mês de Copa na Rússia, esse clássico de Gógol (1809-1852) ganha conotações inusitadas. As “almas mortas” do título se referem aos trabalhadores que, dentro do sistema de servidão czarista, haviam morrido, mas continuavam sendo contabilizados como propriedade dos senhores de terra. É nesse contexto que transita Tchítchikov, ladino especulador desse exército de mão de obra fantasma, cujas peripécias perfazem um painel social que diz muito sobre a Rússia de Putin e, por paralelismo, sobre o renitente regime escravocrata brasileiro. A edição inclui tradução de capítulos da inacabada segunda parte desse romance.

Almas Mortas. Autor: Nikolai Gógol. Tradução: Rubens Figueiredo. Editora: 34 (2018, 432 págs., R$ 79)

Disco 

Flauta experimental
Cássia Carrascoza interpreta obras de compositores brasileiros escritas para o CD, no qual expande timbres e modulações da flauta em diálogo com emissões eletroacústicas editadas pelo engenheiro de som Ulrich Schneider. 

Tempo Transversal – Flauta Expandida. Artista: Cássia Carrascoza. Gravadora: Selo Sesc (2017, R$ 20)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.