Manuel da Costa Pinto

Jornalista, mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuel da Costa Pinto

Longa disseca seleção francesa campeã do mundo em 1998

Confira dica de filme, livro e disco

Num dia de final da Copa da Rússia com a França disputando o bicampeonato, esse documentário disseca o significado da equipe vencedora de 1998. Formada por franceses de origem africana, caribenha e armênia (o franco-argelino Zidane à frente), a equipe simbolizou —a exemplo da equipe atual— a identidade multiétnica do país, a ponto de gerar a expressão “black-blanc-beur” (negro-branco-árabe) —trocadilho com o “bleu-blanc-rouge” (azul-branco-vermelho) de sua bandeira tricolor. Com depoimentos do 
politizado ex-atacante Éric Cantona e do ator Jamel Debbouze (de origem marroquina), entre jogadores, historiadores e políticos (incluindo nacionalistas de extrema-direita), o filme discute o uso ideológico (ora idealista, ora racista) da seleção, chegando até a Eurocopa de 2016, ocorrida no país que pode hoje restaurar sua utopia futebolística.

Les Bleus: Une Autre Histoire de France. Direção: Pascal Blanchard, Sonia Dauger e David Dietz. Produção: Black Dynamite (2016). Na Netflix

 

Interfaces da literatura

Não é novidade que o romancista Cristovão Tezza está entre os maiores nomes da literatura brasileira contemporânea. Mas quem tem lido suas colunas na Folha, aos domingos, já sabe que ele também detém um poder ímpar de identificar na imaginação ficcional uma forma de compreensão no mundo. São as interfaces da literatura com os demais discursos que aparecem, de modo ainda mais aprofundado e arrebatador, nestas sete conferências proferidas pelo escritor e ensaísta.

Literatura à Margem. Autor: Cristovão Tezza. Editora: Dublinense (2018, 160 págs., R$ 39,90)

 

Percursos modernos

O disco reúne peças de Sergio Roberto de Oliveira (morto no ano passado) que percorrem referências que vão do nacionalismo de Guerra-Peixe ao atonalismo de Alban Berg. E que dialogam com as composições em que o também carioca Tacuchian retrabalha o imaginário popular e arcaico de Aleijadinho ou Nazareth num idioma musical límpido e moderno.

O Piano de Sergio Roberto de Oliveira e Ricardo Tacuchian. Artistas: Miriam Grosman e Ingrid Baraconski. Gravadora: A Casa Discos (2018, R$ 30)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.