Manuel da Costa Pinto

Jornalista, mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuel da Costa Pinto

Drama francês retrata o reencontro de três irmãos após a doença do pai

'Uma Casa à Beira-Mar' introduz questões políticas no cotidiano dos personagens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em Marselha, três filhos de um ancião que sofre AVC e fica inconsciente se reúnem na pacífica enseada onde estão a casa e o restaurante familiares. A questão é o que fazer com as propriedades, repletas de memórias felizes, mas também associadas à dor lancinante que afastou a filha do convívio do pai e dos dois irmãos. Mais um grande filme de Guédiguian, diretor cujo trabalho em cooperativa, utilizando sempre os mesmos atores, introduz questões políticas em tom menor, no cotidiano e nos valores individuais. Neste caso, pelo contraste crepuscular entre uma ética austera, de convívio mediterrâneo, com o cinismo materialista da França globalizada. ​

Uma Casa à Beira Mar. Direção: Robert Guédiguian. Elenco: Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin, Gérard Meylan. Produção: Agat Films & Cie (2017). Na Apple TV

 

LIVRO

O profeta devasso

Místico beberrão, profeta devasso, Raspútin poderia tranquilamente ter saído das páginas de Dostoiévski, escritor que fundiu santidade e pecado. Nessa biografia do lendário monge russo —que dominou a última dinastia czarista e cujo assassinato foi o prelúdio da Revolução Comunista de 1917—, o americano Douglas Smith desconstrói tanto a demonização quanto as tentativas de canonização do peregrino pervertido para fazer dele a imagem ambulante das contradições da Rússia no começo do século 20.

Raspútin - Fé, Poder e o Declínio dos Románov. Autor: Douglas Smith. Tradução: Berilo Vargas. Editora: Companhia das Letras (2018, 888 págs., R$ 124,90)

 

DISCO

Lirismo áspero
Os dois concertos para violino do húngaro Béla Bartók (1881-1945) e, em especial, o segundo estão entre as maiores criações no gênero. Ambos têm um lirismo áspero e referências etnomusicais que são iluminados por esta gravação do solista alemão Christian Tetzlaff com a Orquestra Sinfônica da Rádio Finlandesa.

Bartók: Violin Concertos n. 1 e 2. Artistas: Christian Tetzlaff, violino; Hannu Lintu, regente. Gravadora: Ondine (2018, R$ 107,20, importado)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.