Mara Gama

Jornalista e consultora de qualidade de texto.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mara Gama

Regata global traz ação Mares Limpos da ONU a Santa Catarina

Campanha contra poluição dos plásticos percorre 45 mil milhas náuticas chegando a 12 cidades de 5 continentes

Eles partiram de Alicante, Espanha, em outubro do ano passado. Passaram por Lisboa (Portugal), Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Hong Kong, Guangzhou (China) e Auckland (Nova Zelândia).

O Clean Seas em Alicante, Espanha, em 11 de março, durante a regata global que difunde campanha da ONU Meio Ambiente
O Clean Seas em Alicante, Espanha, em 11 de março, durante a regata global que difunde campanha da ONU Meio Ambiente - Divulgação/ Beau Outteridge

 
Entre os dias 5 e 22 de abril, estarão em Itajaí, Santa Catarina, única parada na América Latina do percurso de 45 mil milhas náuticas, quatro oceanos, cinco continentes e 12 cidades.
 
É maior regata mundial à vela, a Volvo Ocean Race, e entre os barcos está o veleiro Team Clean Seas, que recolhe o lixos marinhos que seus dez tripulantes encontram pelo caminho.
 
Ele é o agente ininerante da campanha global da ONU Meio Ambiente "Mares limpos: o mar não está para plástico", que  já tem a adesão de 43 países. 
 
A campanha chama a atenção para a poluição dos oceanos causada pelo consumo excessivo de plásticos e seu descarte no mar.
 
Em Itajaí, a equipe do barco entregará o resultado da coleta a uma cooperativa de catadores de recicláveis, instalada durante os 17 dias dessa fase da regata na vila montada para o evento.
 
A programação da Vila da Regata inclui oficinas para crianças para a produção de pranchas de surfe com materiais recicláveis, um mutirão de limpeza na praia da Atalaia (15/4), um campeonato de surfe (15/4), um seminário sobre o Futuro dos Oceanos (18/4) e uma blitz na Marina de Itajaí. (19/4).
 
Na blitz da Marina, que pode atingir cerca de 160 embarcacões, serão verificados o uso de sacolas plásticas, talheres, pratos e copos descartáveis e canudinhos e apresentadas alternativas.
 
Os oito restaurantes instalados na Vila baniram copos descartáveis. Vão usar pratos biodegradáveis e copos retornáveis. Para usar os retornáveis, há uma caução de R$ 5, devolvida contra a entrega do copo ao usuário. Os copos são produzidos pela empresa Meu Copo Eco, e estão em uso também nos passeios turísticos de Parati (RJ).
 
Durante o evento será apresentado, a partir do dia 15, o Veleiro ECO, produzido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o primeiro do Brasil desenvolvido para coleta e análise de dados em estudos sobre o impacto de mudanças climáticas e a diversidade marinha.
 
A campanha "Clean Seas" começou em fevereiro de 2017. Em junho de 2017 foi lançada no Brasil.
 
Segundo Fernanda Daltro, gerente de campanhas da ONU Meio Ambiente, além das ações educativas, o projeto tem como objetivo incentivar governos e entidades na construção de planos locais de combate ao lixo. “Com sua costa enorme, o Brasil praticamenre reina no Atlântico Sul, e um plano para essa região teria grande impacto”, diz.
 
A ONU Meio Ambiente sugere que os planos locais de combate ao lixo sigam os pilares da chamada Estratégia de Honolulu, firmada em 2011: remoção de redes de pesca, movimentos de limpeza (como mutirões ou iniciativas como o próprio barco da regata), iniciativas de conscientização e ações para evitar a chegada de lixo ao mar.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.