Mara Gama

Jornalista e consultora de qualidade de texto.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mara Gama
Descrição de chapéu

Corte de importação pela China provoca crise global na reciclagem

Suspensão de compra represa resíduos nos países de origem e força governos a estudar soluções

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Materiais diversos em alumínio que serão reciclados na fábrica Latasa, em Itaquaquecetuba. - Eduardo Knapp/Folhapress

Um editorial no “Los Angeles Times” apontou, em 26 de maio, que a crise provocada pela interrupção de importação de recicláveis pela China aflige fortemente a Califórnia, estado americano considerado modelo de sustentabilidade. E sentenciou: “A única maneira de resolver isso é parar de fazer tanto lixo”. 

 “A reciclagem nunca foi a solução para o problema colocado pelas latas vazias de cerveja, embalagens de plástico e outros itens de uso único. É só um jeito de mitigar os efeitos o suficiente para fingir que todo esse desperdício não é realmente um desperdício”, diz o artigo. “Mas a realidade está se tornando mais difícil de ignorar, agora que o mercado externo para o nosso lixo está entrando em colapso”, acrescenta. 

A China era o maior mercado para os recicláveis do mundo. O comércio com a China e Hong Kong movimentou US$ 21,6 bilhões em 2016, num total de 7,3 milhões de toneladas de plástico sendo importados para a reciclagem naquele país. 

O material foi exportado por  Japão, EUA, União Europeia, Austrália e Nova Zelândia e equivale a 70% de todo o plástico descartado no mundo naquele ano. Só os Estados Unidos exportaram para a China 13,2 milhões de toneladas de papel e 1,4 milhão de toneladas de plástico.  

Mas a China tem hoje seus próprios resíduos para tratar e remanufaturar e já estudava uma mudança na sua cadeia de produção. 

Em maio, o fechou temporariamente todas as importações e avisou que serão impostas restrições permanentes até o final de 2018. 

A crise já estava anunciada desde o ano passado, quando os chineses avisaram que fechariam as portas de entrada para 24 tipos de recicláveis de fora e passariam a cobrar limpeza mais rígida de vários outros materiais, para poder reincorporá-los adequadamente na indústria. 

A Organização Mundial do Comércio chegou a pedir um adiamento dessa interrupção e um período de transição para que os países exportadores se adequassem.

O prazo foi dilatado, mas desde maio deste ano já estão em vigor as proibições. Agora, os países exportadores estão se vendo obrigados a tentar descobrir o que fazer com o crescente acúmulo de resíduos. 

A comunidade europeia anunciou recentemente um plano radical para conter a produção de plásticos de uso único, mostrando que as soluções são complexas e abrangentes e não se resumem a reciclagem. 

Países como Tailândia, Vietnã, Camboja, Malásia, Índia e Paquistão são possíveis novos destinos para o lixo reciclável, mas não há mercado comparável ao chinês. 

O resultado é que enquanto não conseguem criar estruturas locais de reaproveitamento, o fluxo desse material pode ser destinado novamente a aterros sanitários, provocando grave crise ambiental.

Na Austrália, a crise levou o tema dos resíduos para novos planos industriais. O país produz 64 milhões de toneladas de lixo por ano. Antes da proibição, 30% do plástico e papel pós uso eram exportados para a China. 

O governo estuda novas soluções para aumentar a capacidade doméstica de reciclagem e um plano industrial que torne todas as embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. 

O ministério da energia incentiva estudos de transformação de lixo em energia. 

Mas é urgente encontrar um mercado imediato para os recicláveis enquanto se constrói uma solução de longo prazo para processá-los internamente. 

Enquanto isso, várias cidades que contavam com o fluxo de escoamento via exportação estão reenviando seus recicláveis para aterros sanitários. 

O fechamento desse grande receptor de recicláveis é visto como um alerta. Em artigo para a “Life & Style”, a ativista australiana Gina Dempster, da ONG Wanaka Wastebusters, construiu uma bela imagem:  “A China lançou uma chave inglesa na esteira rolante de reciclagem; devemos fazer disso uma oportunidade”, escreveu.

"Se a reciclagem é a resposta, então estamos fazendo a pergunta errada". “Encher nossos contêineres de recicláveis não nos ajudará a dar o salto para a economia circular. Para chegar lá , vamos ter que sair do modelo atual de uso e descarte e projetar contra o desperdício e a poluição”. 

Em outras palavras, é vital reduzir a produção de itens descartáveis.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.