Mara Gama

Jornalista e consultora de qualidade de texto.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mara Gama

Sistema turbina compostagem caseira gerando gás para cozinhar

Biodigestor transforma 3 kg de restos de comida em combustível para 3 horas de fogo

Do prato ao prato. Quente. Com 3 kg de restos de comida por dia, quantidade que pode ser gerada por uma família de 5 a 8 pessoas, um biodigestor portátil produz o gás suficiente para cozinhar por 3 horas, o que equivale ao preparo de 3 refeições. Além disso, do processo de transformação resulta um fertilizante líquido para usar em hortas ou jardins.

Sistema turbina compostagem caseira gerando gás para cozinhar; Biodigestor transforma 3 kg de restos de comida em combustível para 3 horas de fogo
Biodigestor transforma 3 kg de restos de comida em combustível para 3 horas de fogo - Divulgação

O equipamento começou a ser desenvolvido por uma empresa israelense há dez anos. A ideia inicial era encontrar uma alternativa à queima de madeira para gerar calor. Nas primeiras versões, era mais robusto e funcionava com fezes de camelo. A mais recente configuração do sistema, menor e mais potente, se chama HomeBiogas e começou a ser vendida no Brasil em julho.

“É uma reinvenção da natureza”, diz Leandro Toledano, que importa e revende os biodigestores. “Como se fosse uma vaca: você a alimenta e ela gera gás metano”, brinca.

Só que o metano não se dispersa no ambiente. Passa por um filtro de carvão ativado e fica armazenado no sistema. Com uma mangueira acoplada, é enviado para um fogão e substitui o GLP, gás de cozinha convencional, embora com menor poder de calor.

A estrutura é feita de uma espécie de lona, com diversas bolsas. Na instalação, são necessários mil litros de água e 100 litros de esterco. Depois de instalado, o equipamento fica 3 semanas em repouso para que as bactérias necessárias à biodigestão fiquem na concentração adequada. Depois desse período, o usuário pode passar a colocar os restos de comida.

Uma das vantagens do biodigestor que ele aceita qualquer tipo de resto. Na compostagem com minhocas, também indicada para uso em casas, alimentos cozidos, gorduras, carnes e leites não devem ser inseridos.

A compostagem doméstica é uma das alternativas mais racionais e promissoras de diminuição de poluição ambiental e necessidade de espaço em aterros sanitários. No lixo doméstico gerado diariamente, mais de 50% é orgânico, e poderia ser processado no local onde é gerado.

Sistemas de compostagem caseira que sejam práticos e vençam as resistências que as pessoas têm de lidar com o lixo são objeto de pesquisa em diversos centros de tecnologia e design voltados para a sustentabilidade no mundo todo.

Sistema turbina compostagem caseira gerando gás para cozinhar; Biodigestor transforma 3 kg de restos de comida em combustível para 3 horas de fogo
Biodigestor transforma 3 kg de restos de comida em combustível para 3 horas de fogo - Divulgação

O HomeBiogás não é barato para grupos muito pequenos de usuários. Custa cerca de R$ 5,9 mil. Mas, para famílias maiores, condomínios, escolas, na cidade ou na área rural, pode ser uma boa alternativa.

Toledano diz que em dois meses já vendeu 20 deles no país e espera conseguir instalar em escolas, com subsídio de empresas que queiram compensar créditos de carbono apoiando iniciativas desse tipo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.