Mara Gama

Jornalista e consultora de qualidade de texto.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mara Gama

Composteira Humi ganha medalha de prata em prêmio de design

Objeto é fruto de um processo de aperfeiçoamento das composteiras de plástico para uso doméstico

Modelo foi desenvolvido pela Morada da Floresta e incorporou experiências e sugestões recebidas de programas de compostagem familiar.

A composteira  Humi recebeu a medalha de prata como produto de impacto positivo no Brasil Design Award 2018 anunciado na noite desta quinta (22), em São Paulo. Foi o projeto mais votado na categoria que acolhe as manifestações do público.

Composteira Humi
Composteira Humi - Divulgação

A Humi é fruto de um processo de aperfeiçoamento das composteiras de plástico para uso doméstico desenvolvidas pela Morada da Floresta desde o início das operações da empresa. Segundo Cláudio Spínola, diretor da Morada da Floresta e finalista do Prêmio Empreendedor Social em 2016, tudo começou em 1999, com a compostagem doméstica feita em tonéis de 200 litros que ficavam no fundo do quintal da empresa. 

Em 2007, começaram os primeiros experimentos com a vermicompostagem, com minhocas vermelhas californianas, em caixas de madeira de feira forradas com saco plástico. “A cada 2 meses, duplicávamos a quantidade de caixas para aproveitar a reprodução das minhocas. Quando não havia mais espaço para as caixas de madeiras, verticalizamos o sistema em caixas plásticas industriais empilhadas”, conta Spínola.

O sistema apresentava duas grandes vantagens: 1 - eficiente, a vermicompostagem produzia melhor adubo em menos tempo; 2- as caixas de plástico tinham a vantagem de coletar o composto líquido para a rega das plantas.

Em 2009, a empresa foi aberta e foi iniciada a produção e a venda dos minhocários. Em 2014, os minhocários da Morada fizeram parte do programa Composta São Paulo, que entregou composteiras domésticas para 2.000 famílias da cidade e deu suporte aos usuários com instruções e avaliações num site.

Com as informações decorrentes desse processo, em dezembro de 2015, Spínola chegou ao desenho da Humi. Com menor volume, facilita o sistema de envio postal. Para o usuário, foi melhorada a vedação no empilhamento das caixas, direcionamento na caixa de coleta e foi incluída a possibilidade de rodízios para mover a composteira. A Humi não usa plástico tradicional e é feita com reciclagem de caixas longa-vida.

Modelos da composteira Humi
Modelos da composteira Humi - Divulgação

COMO FUNCIONA

A Humi é composta de duas caixas digestoras e uma coletora. A caixa digestora de cima recebe os resíduos orgânicos que devem ser misturados e cobertos com matéria vegetal seca, até encher o recipiente, por cerca de um mês.

Quando a caixa de cima está cheia, ela é trocada pela segunda caixa digestora. Enquanto os novos resíduos são colocados na caixa de cima, as minhocas transformam os resíduos da caixa de baixo.

A base coletora armazena o líquido que escorre dos resíduos orgânicos, formando um composto líquido, um adubo concentrado rico em nutrientes. Ele pode ser retirado através de uma torneira e ser diluído de 1/10 antes de ser usado na rega das plantas.

O modelo tradicional é vendido no site da empresa por R$ 329,00. Veja aqui o que pode e não pode ir na composteira com minhocas e onde encontrar.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.