Mara Gama

Jornalista e consultora de qualidade de texto.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mara Gama

Projeto quer preservar Bacia do Miringuava, no PR

Viva Água vai investir em agricultura sustentável e turismo rural para conservar o rio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Melhorar a qualidade da água em 30% em 5 anos é o objetivo do movimento Viva Água, que está sendo lançado no Paraná. O primeiro alvo são os cerca de 25 km que separam a nascente da área de captação do rio Miringuava, que abastece parte de Curitiba e de sua região metropolitana  

A primeira fase do programa, que foi idealizado pela Fundação Grupo Boticário, é fazer, ainda em 2019, um diagnóstico analisando tipo de ocupação, de uso e estado de conservação das 1.200 propriedades que margeiam esse trecho do rio.

A bacia hidrográfica do Rio Miringuava abastece cerca de 230 mil pessoas, indústrias e produtores agrícolas e é a principal fonte de água de São José dos Pinhais, onde está localizada a primeira fábrica do Boticário.

A Fundação espera engajar os agricultores das terras da região, que são majoritariamente usadas para cultivo de hortaliças, encontrar parceiros entre as empresas que atuam na área e pretende criar um fundo, para custear iniciativas de restauração, conservação e turismo rural. O projeto tem a parceria do Instituto Renault.  

Rio Miringuava, no Paraná
Rio Miringuava, no Paraná - Divulgação/Fundação Grupo Boticário

Em 2018 houve racionamento de água do Miringuava, durante o período de estiagem. No último mês de maio deste ano, com chuva intensa, o solo foi encharcado e aumentou a quantidade de sedimentos , provocando o açoreamento do rio, o que limita a disponibilidade de água e sobrecarrega o sistema de tratamento.

Para garantir o fornecimento de água está sendo construído um reservatório, mas, sem preservar a cobertura verde natural na região, a disponibilidade hídrica e a qualidade da água ficam em perigo. 

O Viva Água deve cobrir 650 hectares de restauração, o que equivale a uma floresta de 1 milhão de árvores. Em 1.500 hectares devem ser pagos serviços ambientais aos agricultores que mantenham áreas de reserva, manejo adequado e que incluam práticas de agricultura sustentável, com controle de agrotóxicos, que possam combater a poluição das águas.

Os projetos para melhoria da infraestrutura natural e negócios com impacto social e ambiental positivo de restauração, conservação e turismo rural devem ser captados por um edital.

A metodologia de avaliação de serviço ambiental foi criada pelo grupo e já aplicada em projetos na região de Guarapiranga, em São Paulo.

 “A meta é melhorar q qualidade do rio 30% em 5 anos”, diz a diretora-executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

A previsão de investimento é de R$ 1,5 milhão para os primeiros 18 meses do projeto e que R$ 6 milhões sejam usados nos próximos 5 anos para as estratégias de conservação e restauração.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.