Mara Gama

Jornalista e consultora de qualidade de texto.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mara Gama

Maior fazenda suspensa do mundo vai alugar lotes para cultivo

Parisienses terão áreas para plantar alimentos no espaço que deve abrir em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No topo do complexo de exposições da Porta de Versailles, em Paris, está sendo construída a maior fazenda urbana suspensa do mundo.

Quando abrir para o público, no início de 2020, o espaço de 14 mil m² deve ter plantas de mais de 30 espécies diferentes e chegar ao fim do primeiro ano produzindo cerca de 1.000 kg de frutas e vegetais diariamente, de forma orgânica, sem pesticidas ou adubos químicos.

 Imagem da futura fazenda urbana suspensa de Paris
Imagem da futura fazenda urbana suspensa de Paris - Valode & Pistre Arquitetos

A fazenda faz parte do plano da cidade de Paris de plantar 100 hectares de vegetação em toda a capital até 2020, no projeto Parisculteurs, que foi assinado em 2016. Integra a mesma iniciativa a La Caverne, localizada em um estacionamento subterrâneo que estava sem uso na Porte de La Chapelle e que foi totalmente reaproveitado para o cultivo de cogumelos, ervas e verduras.

Como atração, além de bar e restaurante com cardápio de produtos cultivados no local, a maior fazenda urbana suspensa do mundo oferecerá a oportunidade para moradores da região alugarem pequenos lotes de hortaliças, em caixas de madeira, para que possam plantar seus próprios alimentos. 

Com projeto do escritório Valode & Pistre e administração da empresa de agricultura urbana Agripolis, a fazenda almeja se tornar modelo de sustentabilidade. 

Para potencializar o aproveitamento o espaço e aproveitar as condições do clima, será usado pela primeira vez em escala o cultivo aeropônico —sem solo. O método usa um sistema de água fechado, o que minimiza o risco de contaminação por poluentes.

Em entrevista ao The Guardian, Pascal Hardy, fundador da Agripolis, disse que o “princípio orientador” das fazendas projetadas pela empresa é promover a resiliência ambiental e econômica para as cidades do futuro. 

Hardy espera que a fazenda comece a ter lucro no primeiro ano. Os produtos da fazenda devem ser comercializados em cestas e em lojas e serão vendidos para hotéis e restaurantes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.