Mara Gama

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Aceleradora abre nova rodada para 15 negócios sustentáveis

Prêmio e possibilidade de contrato com a Ambev são atrativos para startups

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Uma empresa que oferece programa de descontos contra a entrega de recicláveis, um sistema de logística reversa de garrafas de vidro e uma tecnologia de transformação de resíduos orgânicos em biomassa. 

Molécoola, Green Mining e RSU Brasil são três empresas novas que mostraram inovações importantes na área de gestão e tratamento de resíduos e recicláveis em 2019.

As três participaram da primeira edição do programa de aceleração da cervejaria Ambev. Elas estão no conjunto de 21 startups que foram selecionadas entre as mais de 400 inscritas no programa em 2018.

Bicicleta coletora do Green Mining, iniciativa que recolhe garrafas de vidro e envia para empresa recicladora
Bicicleta coletora do Green Mining, iniciativa que recolhe garrafas de vidro e envia para empresa recicladora - Divulgação

A empresa afirma ter destinado mais de R$ 3 milhões para o programa e para acordos comerciais que derivaram dele.

Até dia 31 de outubro, a Ambev recebe inscrições de projetos com foco em inovação e busca startups com soluções para os principais problemas socioambientais, para a segunda edição da Aceleradora 100+.

A ideia é selecionar 15 empresas. Uma equipe do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) participa da avaliação e verifica se os projetos alinhados estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 Aplicativo do Molécoola, programa de fidelidade de recicláveis, acelerado pela Ambev
Aplicativo do Molécoola, programa de fidelidade de recicláveis, acelerado pela Ambev - Divulgação

Além de um prêmio de R$ 100 mil e tutoria nos negócios, a empresa garante a participação em eventos com investidores nacionais e estrangeiros e a possibilidade de contratos com a própria cervejaria.

Para se inscrever, os interessados devem propor uma solução para um dos 10 desafios ambientais atuais como por exemplo inovação em embalagens, mitigação de danos das mudanças climáticas, gestão de energia e resíduos, agricultura sustentável, desperdício de água e redução de emissões de carbono.

Consumo consciente – Peixes não convencionais

O Pão de Açúcar começou uma campanha para valorização de pescados não convencionais em suas lojas. 

Sororoca, carapau, xaréu e pargo-rosa, comuns em todo o litoral do Brasil, além de olho de cão (mais comum no Sudeste e Bahia) e olho de boi (Nordeste), passam a ter destaque nos pontos de venda, com instruções de preparo.

Xaréu, um dos peixes não convencionais do programa do Pão de Açúcar, com kg a R$ 7,19
Xaréu, um dos peixes não convencionais do programa do Pão de Açúcar, com kg a R$ 7,19 - Divulgação

O objetivo, segundo a empresa, é estimular a diversificação do consumo, hoje concentrado em algumas espécies, que estão em sobrepesca, como garoupa e badejo, e colaborar para o equilíbrio dos recursos pesqueiros. 

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