Mara Gama

Jornalista e consultora de qualidade de texto.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mara Gama

Desmatamento criminoso coloca em risco água da cidade de São Paulo

Vereador Natalini quer CPI para investigar invasões e desmatamento de áreas de mananciais em remanescentes da Mata Atlântica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cobertura vegetal que envolve as represas de Guarapiranga e Billings está sendo desmatada sistematicamente por loteamentos criminosos, sem reação por parte do poder público.

Essas áreas verdes são vitais para a cidade. Elas protegem nascentes e córregos que alimentam os reservatórios essenciais para o abastecimento de água da população da região metropolitana de São Paulo.

Deveriam ter um resguardo de um raio de 50 metros, a exemplo do que é indicado para rios e cursos d’água. A mata também contribui para manter a umidade, proporcionando temperaturas mais baixas e ajudando a reduzir a poluição atmosférica.

Sem mata não tem água. Fim.

As áreas verdes são cercadas, loteadas, comercializadas e ocupadas. No processo, a mata vai abaixo.

A denúncia já é de conhecimento da prefeitura, dos vereadores, do governo do estado e dos deputados.

Quem a faz, também sistematicamente, é o vereador Gilberto Natalini (PV). Ele tem apontado a omissão e a conivência dos governos com a devastação criminosa da Mata Atlântica e suas consequências previsíveis. 

Loteamento irregular na região de Parelheiros, em uma área de mananciais que abastece a represa Guarapiranga (17/06/2019) - Rivaldo Gomes/Folhapress

Nesta semana, Natalini discursou na Câmara Municipal pedindo mais uma vez uma CPI para o caso. Na semana passada, deu um depoimento na Assembleia Legislativa de São Paulo, convocando a união de esforços entre o governo do estado e a Prefeitura de São Paulo para conter o desmatamento.

 Em agosto, o gabinete de Natalini finalizou o dossiê “A Devastação da Mata Atlântica no Município de São Paulo”, que aponta 90 áreas de desmatamento, a maior parte deles na Zona Sul. Foi entregue oficialmente à prefeitura.   

Das 90 regiões identificadas, 46 foram medidas e juntas somam 2.952.950 metros quadrados (m²). Em um cálculo de uma árvore para cada 6 m², as 46 áreas já teriam perdido 492.271 árvores. 
O dossiê relembra que já houve iniciativa conjunta para combater o desmatamento com êxito. 

“Juntos, Prefeitura de São Paulo e governo do estado realizaram entre 2005 e 2012 os programas “Defesa das Águas” e “Córrego Limpo”.

Diversos órgãos públicos se juntaram nesse esforço. Como resultado, obteve-se um congelamento de invasões em áreas de manancial. Ao mesmo tempo, inúmeras obras de reurbanização em terrenos de risco foram executadas e se pôs em prática a transferência de moradores de habitações precárias para locais seguros”.
 
A pesquisa aponta também que além dos loteamentos clandestinos, há grupos que usam essas áreas para descarte de entulho e de restos de material de construção, locais conhecidos como áreas de bota fora.

“Neste caso, a prática criminosa provoca ao mesmo tempo a eliminação da cobertura vegetal e a contaminação do solo”. 

“Se nada for feito, em pouco tempo quase não restarão remanescentes importantes de Mata Atlântica na cidade mais desenvolvida do país”, diz o dossiê.

Finados ambiental - parem de nos matar

Em 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, deixou 19 mortos com o vazamento de 43,7 milhões de m³ de lama de rejeitos em Mariana (MG). O desastre impactou o rio Doce e seus afluentes e toda a população.

Em 25 de janeiro de 2019, uma barragem da empresa Vale se rompeu em Brumadinho (MG), deixando mais de 250 mortos. Os 12,7 milhões de metros cúbicos de rejeito de mineração atingiram pessoas e mataram o rio Paraopeba, fonte de água e trabalho na região.

No dia 10 de agosto, conhecido como o Dia do Fogo, grileiros e produtores iniciaram um movimento conjunto para incendiar áreas da maior floresta tropical do mundo. O Brasil registrou 131.327 queimadas florestais até o mês de agosto em 2019. Só na Amazônia, foram registrados 43.573 focos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em um fundo preto, letras brancas em maiúsculas formam as frases Finados Ambiental - Parem de nos matar
Banner da campanha de alerta contra os prejuízos ambientas vividos pelo país - Divulgação

Em setembro, um derramamento de óleo começou a atingir a costa brasileira e até agora já foram 260 os pontos atingidos. O petróleo ainda degrada as praias, os manguezais e ambientes marinhos na região nordeste e altera a vida de populações que dependem do mar para sobreviver.

Além dos desastres, o ano de 2019 também tem sido tempo de flexibilização das leis ambientais e  fragilização das áreas protegidas.

Neste sábado (2), um cortejo fúnebre deve sair do vão livre do Masp, na avenida Paulista, às 11h, para relembrar os desastres ambientais e suas vítimas. Em Recife, o ato está marcado para no Marco Zero da cidade. Em Aracaju, para a Praça do Caranguejo.

O ato é organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica.

"Queremos destacar também como o Brasil sofre diariamente com desastres ambientais. É um rio poluído por falta de saneamento, um parque desprotegido, uma área verde desmatada ilegalmente ou uma lei flexibilizada. Tudo isso não acontece do dia para a noite. É construído a partir de cada tomada de decisão dos nossos governantes”, afirma Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.