Marcelo Coelho

Mestre em sociologia pela USP, é autor dos romances “Jantando com Melvin” e “Noturno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Coelho
Descrição de chapéu teatro

Em 'Molière', a glória do teatro

Comédia e tragédia se fundem em peça da mexicana Sabine Berman no Sesi

Ilustração
André Stefanini/Folhapress

Por que, afinal de contas, a tragédia é mais "nobre" e "artística" do que a comédia?

Imagino que, talvez, a razão seja a de que uma piada não sobrevive a ser contada muitas vezes. Na piada, o desfecho é tudo: uma vez conhecido, o prazer do ouvinte diminui.

Numa tragédia, o conflito pode ter uma resolução qualquer —o herói morre, fica louco etc.— e ainda assim se prolonga eternamente.

Pegue um personagem dividido entre a fidelidade à pátria e o amor à filha de um rei inimigo. Ou entre a convicção política e a lealdade à família. O confronto desses dois princípios se apresenta como insolúvel e se prolonga na mente do espectador, qualquer que seja o final da peça.

De certo modo, ocorre o oposto do que afirma um texto de Nietzsche, para quem o prazer era "mais profundo do que a dor". Para o filósofo, isso é porque a dor sempre diz: "passa!", enquanto o prazer deseja "eternidade, profunda eternidade".

Bastante bonito, ainda mais quando musicado por Gustav Mahler (1860-1911), no final de sua Segunda Sinfonia. Mas imperfeito como raciocínio. Quem diz "passa" não é a dor, é a pessoa que sofre. A dor, em si, prevalece —e a morte, afinal, sempre diz a última palavra.

A tragédia teria, assim, uma "infinitude" que a comédia não pode ter.

O problema, nos dias de hoje, é que a tragédia é impopular; quem quiser sucesso, no teatro paulistano pelo menos, fará bem em montar uma comédia.

A peça "Molière", da mexicana Sabina Berman (em cartaz no Teatro do Sesi, até 29 de julho), coloca em cena essa discussão (e muitas outras) —com uma inteligência e uma graça extraordinárias.

Estamos na França, nos tempos de Luís 14, quando o comediógrafo Molière (1622-1673) obtém sucesso atrás de sucesso, tanto junto ao público em geral quanto na corte.

Dezessete anos mais moço, Jean Racine (1639-1699) chega da província e precisa de ajuda política e artística para encenar suas tragédias.

A rivalidade entre os dois grandes autores ganha interesse e dimensões ainda maiores, a meu ver, do que no excelente "Amadeus" de Peter Shaffer, que depois virou um filme de Milos Forman.

Ali, o gênio de Mozart se deparava com a inveja de Salieri, compositor de recursos mais limitados. Na peça de Sabina Berman, Racine não é "pior" do que Molière, evidentemente, e o confronto de princípios (a tragédia e a comédia) ultrapassa os dois personagens.

Confronto teoricamente insolúvel —o que nos levaria, quem sabe, a uma tentativa de encená-lo tragicamente.

É por isso que, no começo da peça, quem toma a palavra é Racine. Apresenta-se ao público e explica o mecanismo dramático que irá conduzi-la: dois personagens principais, outros secundários que tomam partido de um ou de outro ao longo da história, e assim por diante...

Contra o razoável, didático e claro discurso de Racine (vivido por Élcio Seixas), eis que irrompe Matheus Nachtergaele, no papel de um Molière carnavalesco, tropicalista e dionisíaco.

O palco se enche de adereços, zabumbas, palhaçadas.

Matheus Nachtergaele é irresistível na sua energia macunaímica —e Racine poderia ser apenas o "vilão" da história, intrigante e pomposo. Mas a extraordinária atuação de Élcio Seixas criou um Racine humaníssimo, frágil, ao mesmo tempo cínico e puro, triunfante e delicado.

Somam-se personagens secundários capazes de trazer alegria e verdade a cada linha do texto, a cada instante do espetáculo.

O embate entre Racine e Molière tem algo do encontro entre a cigarra e a formiga: como não imaginar Sabine Berman se congratulando pela própria ideia de inserir La Fontaine (o encantador Rafael Camargo) como participante benévolo da história? Georgette Fadel é a graça de saltimbanco, de cinema mudo, no papel do irmão de Racine.

Quanto a Luís 14 (Nilton Bicudo), eis um monarca ao mesmo tempo poderoso e manipulado, simpaticíssimo e confuso, sob a pressão do teimoso arcebispo Péréfixe (Renato Borghi).

Este diverte a plateia, morrendo e "ressuscitando" várias vezes em cena: mais uma vez, é o princípio da imortalidade trágica fundindo-se ao princípio da repetição mecânica —que está por trás da comédia.

Tem-se assim um resultado genial: comédia e tragédia se unem e se separam na própria peça. O comediógrafo Molière conhece a dor, a doença, a morte. O trágico Racine experimenta um final feliz: sucesso, fama, favores do rei.

Um e outro se iluminam nos refletores do palco, entusiasmam o público e desaparecem depois dos aplausos do teatro lotado. O teatro conhece, nessa montagem, um triunfo como poucas vezes pude ver.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.