Marcelo Coelho

Mestre em sociologia pela USP, é autor dos romances “Jantando com Melvin” e “Noturno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Coelho

Informações aparecem para nuançar o racismo de Monteiro Lobato

Reafirmo minha tese de que o terrraplanismo está em toda parte após descobrir mais sobre o escritor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recebi muitos protestos, e alguns insultos, depois desse artigo sobre os que negam o racismo de Monteiro Lobato.

Como a confirmar a minha tese de que o terrraplanismo está em toda parte, houve por exemplo um email violento me mandando “ir estudar” e “parar de dizer besteira”; o autor da carta dizia para eu ler “O Presidente Negro”. Mas esse era exatamente o texto de Lobato que eu citei para provar o racismo dele!

Nem tudo é loucura. Finalmente, surgiram informações novas (para mim) que ajudam a nuançar o artigo. Aqui, não ficaram batendo o pé e repetindo o mantra “não era racista”. A pedido, não divulgo o nome de quem me mandou o email. Leia o texto a seguir enviado.

(...) O conto "A Violeta Orgulhosa", publicado no livro "Histórias Diversas", em que Lobato reúne suas últimas narrativas, para o projeto das obras completas, publicado em 1947.

A trama é centrada no caso de uma orgulhosa violeta branca que nasce no meio do "violetal" de Emília. A violeta branca se acha superior às demais por ser branca. Sua empáfia é quebrada por Visconde, que declara que as violetas são roxas por terem pigmentos e que a violeta branca não tem —e quem tem "é mais" do que quem não tem. Diante dessa resposta do Visconde, Emília chega a chamar a violeta branca de ariana. A alegoria é absolutamente óbvia.

Homem branco ao lado de três mulheres jovens brancas
Monteiro Lobato ao lado da família, em foto de data desconhecida - Arquivo Pessoal

O texto, é claro, não significa que o autor tenha introjetado efetivamente a consciência de que o racismo científico e a eugenia eram falácias, menos ainda que ele tenha se tornado capaz de admirar as culturas e corpos africanos e afro-brasileiros.

Lobato era um homem nascido antes da abolição e que caiu nas falácias da pseudociência da virada para o século 20 e se compreendeu que o conhecimento que defendia era falso e publicou sua revisão, dificilmente introjetou as consequências de sua revisão aos 65 anos. Mas o conto e o trabalho de revisão de seus textos, em que, de modos tortos, valida a figura de Tia Nastácia como figura influente na reconstrução da Europa no pós-Guerra —Tia Nastácia segue com Dona Benta para a Conferência das Nações porque o conhecimento de ambas é necessário para reorganizar o mundo— demonstram que em algum momento entre a década de 1930 e a de 1940 Lobato reconheceu que estava errado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.