Marcelo Coelho

Mestre em sociologia pela USP, é autor dos romances “Jantando com Melvin” e “Noturno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Coelho

Onda global de protestos vem aí, com ou sem pandemia de Covid-19

No Brasil e no mundo, raras vezes houve tanta indignação e vontade de ir às ruas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sarah Everard era branca, tinha 33 anos, era formada em geografia e trabalhava em Londres, como executiva numa empresa de comunicação digital. Suas fotos mostram uma mulher segura de si, mas despretensiosa; no sorriso, havia uma autoconfiança suavizada por algo de infantil ainda.

Foi raptada e morta; seu corpo foi encontrado dentro de um saco, uma semana depois do crime. O suspeito, já preso, é um membro da respeitada polícia londrina.

A cidade, que vive sob severo lockdown, presenciou mesmo assim uma manifestação. Centenas de pessoas, na maioria mulheres, acenderam as luzes de seus celulares num parque da cidade, perto de onde Sarah foi vista pela última vez.

Silhuetas de pessoas protestando com cartazes e punhos erguidos
Ilustração de André Stefanini para a coluna de Marcelo Coelho, na Folha de S.Paulo, publicada em 16 de março de 2021 - André Stefanini

As autoridades tinham avisado: a homenagem não poderia acontecer. Quebrava as regras do isolamento social.

Lutando por mais segurança nas ruas para as mulheres, os manifestantes não se importaram. Kate Middleton, duquesa de Cambridge e futura rainha consorte da Inglaterra, apareceu por lá e foi até fotografada sem máscara.

O que fez então a polícia? Já criticada por ter um possível sequestrador e assassino em seus quadros, resolveu reprimir a homenagem. Mulheres resistiram à ordem de voltar para casa.

Policiais detêm homem em protesto em Londres - Hannah McKay/Reuters

“Ah, é assim?” Policiais partiram para cima de quem resistia. Mulheres foram jogadas ao chão, esganadas, imobilizadas com torções de braço e algemadas.

Claro, não é a PM paulista. Ninguém foi morto, ninguém teve traumatismo craniano ou perdeu um olho com tiros de bala de borracha.

Também não é a polícia americana. Não houve joelhos pressionados contra o pescoço de um negro até que ele morresse por sufocamento. Também não se tratava, por falar nisso, dos seguranças do supermercado Carrefour, que mataram João Alberto de Freitas, em novembro do ano passado.

Mesmo assim, o comportamento da polícia na manifestação londrina foi um desastre. Não sei se eu comentaria o episódio em condições normais. Duas coisas, entretanto, chamam a atenção no quadro da pandemia.

Primeira coisa: as pessoas já não estão aguentando mais. Com certeza, é imprudente chegar perto de qualquer coisa que pareça aglomeração humana com as taxas de contaminação em curso —em especial as do Brasil.

Mas o caldeirão está fervendo. A Covid não impediu protestos em Hong Kong e no Chile (democracia e Constituinte), na Polônia e na Argentina (pelo aborto), na Bulgária (contra a corrupção), nos Estados Unidos (contra o racismo policial) e, agora, no Paraguai (contra a gestão da crise sanitária).

Isso está apenas começando.

As manifestações pró-Bolsonaro não me impressionam muito: surgem, cada vez mais, como atos de uma minoria radicalizada, na ressaca da óbvia desmoralização de Bolsonaro e do ressurgimento de Lula.

Não descarto que surja logo o troco. Chega uma hora em que só panelaços e abaixo-assinados pela internet esgotam seu impacto.

Na eventualidade de manifestações contra Bolsonaro, há o risco de tudo ser visto como contraditório; aglomerar-se, por aqui, é coisa de bolsonarista. Não necessariamente; se os manifestantes saem com máscara e não se amontoam, é difícil confundi-los com a boiada fascista.

Seja como for, não tenho dúvida de que manifestações irão acontecer, gigantescas, assim que amainar a pandemia.

Frustração acumulada; sentimento de estar sendo agredido e insultado pela estupidez vigente; percepção de que tudo chegou a seu limite: não falo somente por mim ao dizer que nunca, nem no regime militar nem em junho de 2013 nem na derrocada de Dilma, foi tão intenso o desespero, tão extrema a indignação.

Segundo ponto a observar. Protestos contra um governo são coisa normal, em qualquer época. Antigamente, havia protestos contra banqueiros, comerciantes, empresários.

A raiva, hoje, se concentra contra a polícia. Foi a polícia quem matou George Floyd; foram “seguranças” que mataram João Alberto; milícias e polícias se confundem no assassinato de Marielle e Anderson; em junho de 2013, as manifestações ganharam força máxima quando a PM de Alckmin resolveu arregaçar as mangas. Em Londres, um policial mata —e a polícia reprime quem acha ruim.

No Brasil, temos tudo para uma tempestade perfeita. Cercado de milicianos e generais, um capitão reformado ocupa a Presidência; é um governo que, quando não apoia o assassinato policial, promove o morticínio da pandemia.

Os sinais de vida, enquanto isso, vão surgindo por toda parte.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior do texto afirmou, erroneamente, que Kate Middleton deve ser a futura rainha da Inglaterra. O correto é futura rainha consorte da Inglaterra. A informação foi corrigida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.