Marcelo Gleiser

Professor de física e astronomia na Universidade Dartmouth (EUA), autor de “A Simples Beleza do Inesperado”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Gleiser

Nessas eleições pense no Brasil que você quer amanhã

Pode-se olhar para trás, focando em minérios e agropecuária, ou para frente, com inovação tecnológica

O próximo domingo (7), primeiro turno das eleições, será um dia extremamente importante na história do nosso país. A decisão de cada cidadão resta na seguinte questão: Que país você quer? Me parece que, em termos gerais, existem duas escolhas, cada uma representada por diversos candidatos. Uma que olha para frente e outra que olha para trás.

A que olha para trás opta por um país retrógrado, que baseia sua economia quase que exclusivamente na extração de minérios e na agropecuária, sem perspectivas de criar grandes inovações tecnológicas, de inspirar jovens a competir com outros no mundo, a romper com o velho. (Claro, existem desenvolvimentos tecnológicos importantes na mineração e na agropecuária, e o Brasil tem excelentes profissionais nessas áreas. Mas não é disso que falo.)

Candidatos à presidência
Debate do SBT de 1º turno com os presidenciáveis - Gabriel Cardoso/SBT
 

Este é o Brasil que compra quase tudo que não vem da terra e das suas entranhas, cujas marcas cobiçadas pela população são praticamente todas estrangeiras. Este é o Brasil que não dá valor à educação, à pesquisa, à manutenção de seus museus e centros de inovação tecnológica, que não acredita no talento da sua população para mudar o mundo. Este é o Brasil fechado em si mesmo, conservador, demagogo, corrupto, fadado a repetir modelos que estamos cansados de ver falhar no passado.

Este é o Brasil castrado, que tem medo de mudar, de dar voz às minorias, de abraçar as diferenças, de ser uma sociedade que visa a inclusão e não a exclusão, um Brasil que define sua moralidade a partir de valores ultrapassados no resto do mundo desenvolvido. Este é um Brasil sem futuro, sem amanhã, um Brasil fadado ao fracasso, rígido, censurado, cego aos efeitos da mudança climática e do detrimento ambiental.

A escolha que olha para frente opta pela abertura ao mundo, pela inovação tecnológica —contando com a aplicada à mineração e à agropecuária—, um país que abraça a diversidade de sua população, que se moderniza continuamente, que quer competir com as outras potências tecnológicas do mundo, que vê a educação como portal para um futuro próspero.

Este é o Brasil que dá opções aos jovens, que acredita neles, que olha para o que está acontecendo no mundo, em países como a Coreia do Sul, o Japão, a Índia, a China, o Canadá, e vê modelos de como se adaptar ao futuro que já chegou, que está mudando radicalmente o mercado de trabalho, nosso estilo de vida, a globalização da economia, a exploração do espaço, o modo como as pessoas se comunicam.

Este é o Brasil que não se contenta em ver que nenhuma das maiores empresas de tecnologia do mundo —Apple, Microsoft, Samsung, LG, Sony, Nintendo, Google, Amazon, Tesla, SpaceX, e muitas outras dedicadas à defesa e outros fins— é brasileira e quer mudar isso, e quanto antes melhor. Este é o Brasil que entende o risco do aquecimento global, seu impacto social e econômico, um país que entende o impacto ambiental do industrialismo e do extrativismo cego, e que planeja além do lucro imediato, que pensa nas gerações que vêm depois dessa.

É triste pensar no que pode ocorrer com o Brasil, caso as pessoas usem o seu voto para olhar para trás, vítimas do medo, da demagogia, e da falta de informação sobre o que anda acontecendo pelo mundo.

Nem os Estados Unidos estão imunes a esta cegueira, como vemos hoje, com um presidente inepto, corrupto, motivo de riso em todo o mundo, cujas políticas econômicas, sociais e ambientais estão destruindo a hegemonia do país, ameaçando a sua competitividade no mercado internacional.

Não há dúvida de que o Brasil precisa alterar o seu curso atual.

Acredite no seu voto, acredite que você pode ser a diferença que quer ver acontecer. Não deixe que nosso país afunde, mais uma vez, no obscurantismo do passado, ficando para trás, cego para as transformações que estão mudando o mundo.

O motor do futuro é a educação da população, a modernização tecnológica, uma sociedade inclusiva, a economia diversificada. Use o seu voto para redirecionar o Brasil, olhando para frente.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.