Marcelo Leite

Jornalista de ciência e ambiente, autor de “Psiconautas - Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” (ed. Fósforo)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Leite

Em defesa do direito de mentir

Falsidades sobre clima se combatem com informação verificável e paciência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Está certo o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, dizer e repetir que o nazismo foi um movimento de esquerda, afirmação com a qual o presidente da República concordou em Israel? Claro que não, factual e moralmente.
 
Todos os que não estiverem cegos pela ideologia de extrema direita cultivada pelos Bolsonaros poderão concordar. Parece que Jair Bolsonaro (PSL) não aprendeu a lição na visita ao Museu do Holocausto, portanto não poderá repeti-la para o chanceler, que de resto não parece inclinado a assimilá-la.

O presidente Jair Bolsonaro sorri
O presidente Jair Bolsonaro - Pedro Ladeira/Folhapress


 
A questão se complica se alguém defender que eles possam ser proibidos de espalhar falsidades, como tem sido a prática em tantos tuítes do mitômano-em-chefe. Adianto aqui a conclusão: eles, assim como todo mundo, têm o pleno direito de mentir.
 
Justifica-se a discussão aqui, numa coluna sobre ciência, porque ela tem tudo a ver com um assunto em que bolsonaristas (e alguns ex-comunistas) tampouco lidam bem com fatos e evidências: a mudança climática turbinada pelas emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases do efeito estufa emitidos por atividades humanas.
 
Ruralistas, ultraliberais e antiglobalistas —​para nada dizer dos simples ignorantes e malucos—​ bebem com sofreguidão a beberagem servida pelo físico e meteorologista Luiz Carlos Molion em palestras populares no Centro-Oeste sojeiro. Todo mundo de pileque, deitando falação sobre o que desconhecem.
 
Aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em 1995, o último trabalho científico de Molion saiu em 2017, segundo o próprio currículo Lattes. Ali também aparece listado como um de seus dois livros o título “Os Segredos da Cerveja Caseira”.
 
Molion afirma há décadas que não existe aquecimento global e que o clima planetário não sofre influência do CO2. Está em franca contradição com o que atesta, inclusive por meio de copiosas medições, a imensa maioria dos pesquisadores ativos e produtivos no ramo da climatologia.
 
Isso não o impede de seguir repetindo afirmações rejeitadas por seus pares, que de resto não o reconhecem como tal. Colegas do tempo de Inpe nem aceitam mais debater com Molion. Mas ele encontra ouvidos atentos no Planalto e seu entorno inebriado.
 
No Reino Unido, o “think tank” Global Warming Policy Foundation-GWPF (fundação de políticas de aquecimento global) especializou-se em questionar a ciência que afirma ser a mudança climática uma realidade. Seus militantes são o que se chama, equivocadamente, de céticos, em realidade os negacionistas qualificados por Naomi Oreskes como “mercadores da dúvida” num livro obrigatório de mesmo título.
 
A GWPF vem sendo acusada de distorcer a ciência do clima. David Whitehouse (que não se perca pelo nome), membro do conselho acadêmico, defendeu em comunicação pessoal ao Comitê de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Comuns que distorcer informação é algo legítimo numa sociedade livre.
 
“Alguns argumentam que a liberdade de expressão não abrange engabelar o público fazendo afirmações factualmente imprecisas”, escreveu. “O ponto importante, e foram necessários milênios e muitas vidas para atingi-lo, é que o princípio da liberdade de expressão não implica que se tenha de ser factualmente preciso.”
 
Concordo com Whitehouse. Não com o conteúdo mentiroso, falsificador, vil, odioso e ultrajante do que ele e seus correligionários obscurantistas tenham a dizer sobre o clima, lá ou aqui, mas só com seu direito inalienável de, confessadamente, buscar enganar o público.
 
O mesmo direito assiste a Bolsonaros, Ernesto Araújo e Luiz Carlos Molion. Falsificações se combatem com informação verificável —​e paciência.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.