Marcelo Leite

Jornalista de ciência e ambiente, autor de “Psiconautas - Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” (ed. Fósforo)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Leite

Crimes de responsabilidade racial, ambiental, eleitoral...

O fracasso em erradicar a cultura miliciana é obra de todos que a elegemos para ocupar o Planalto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi uma semana difícil. O Dia da Consciência Negra (20) só não passou em branco —o trocadilho é consciente— porque no feriado paulistano se realizou o evento Brain Space São Paulo, oásis de inteligência no deserto moral em que se vai convertendo o país de Jair Bolsonaro.

Mediei ali uma conversa entre o psiquiatra Luís Fernando Tófoli, da Unicamp, e Tashka Yawanawá, líder do povo indígena de mesmo nome no Acre. Falamos sobre psicodélicos, em particular a ayahuasca que os Yawanawá chamam de “uni”, e suas promessas para tratar doenças mentais e sociais.

Claro que havia quase só brancos no palco e na plateia (embora alguns, como eu, tenham a maior parte do DNA de origem ameríndia e africana). O encontro, pago, foi na badalada rua Oscar Freire, num centro social criado pela comunidade judaica (Unibes). Era baixa a probabilidade de encontrar negros ali, previsível e infelizmente.

O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro - Adriano Machado/Reuters

Um dia antes, em Brasília —no Congresso!— um deputado federal coronel do antigo partido do presidente fez o impensável para evadir-se do justo anonimato em que se acovilhava. Quebrou um painel com charge sobre assassinatos de negros por PMs e depois ladrou que não teme o Conselho de Ética.

Foram atos de vileza similar, em quase três décadas de Congresso, que levaram Bolsonaro ao Planalto. Na quarta-feira (20), o capitão presidente ignorou a homenagem simiesca e o significado da data para recusar-se a comentar o vandalismo racista.

Seu colega de farda minimiza o excesso de mortes de negros pela polícia dizendo que há mais negros traficantes, porque eles são maioria na favela. Só pode compactuar com uma justificativa dessas quem não vê problema em referir-se ao peso de quilombolas em arrobas, como se alimária fossem.

Na segunda-feira (18), Bolsonaro já havia refugado quando impelido a pronunciar-se sobre a alta anual recorde (29,5%) na área de mata amazônica derrubada. De agosto de 2018 a julho de 2019, o país perdeu 9.762 km² da maior floresta tropical do mundo, ou o equivalente a seis municípios como São Paulo.

O comandante do Planalto desconversou. Disse que era para questionar seu ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Logo quem: um condenado na Justiça por improbidade, quando secretário do mesmo setor no governo paulista (gestão do tucano Geraldo Alckmin), suspenso pelo próprio partido (Novo).

Nos dias que se seguiram a dupla temerária quis engambelar o público alegando que Marina Silva (Rede), quando ministra, respondera pela segunda maior área desmatada em registro (27,8 mil km², em 2004). Só omitiram que medidas de Marina derrubaram a devastação pela metade, para 12,9 mil km².

Bolsonaro disse mais: o desmatamento nunca iria acabar porque é cultural, no Brasil, assim como as queimadas. Ele tem razão.

Há uma cultura arraigada de derrubar florestas e queimá-las que quase acabou com a mata atlântica, está dizimando o cerrado e avança sobre a Amazônia, para alegria de grileiros e garimpeiros que o presidente incentiva. Também viceja uma cultura escravocrata que desvaloriza as vidas de negros, sejam eles inocentes, bandidos ou policiais.

É uma cultura do crime, miliciana. Nem adversários acham que ela possa resultar em impeachment, caso o leitor tenha pensado nisso por causa do título da coluna. O fracasso criminoso em erradicar essa cultura é da responsabilidade de todos que a elegemos para emporcalhar o palácio presidencial.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.