Marcelo Leite

Jornalista de ciência e ambiente, autor de “Psiconautas - Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” (ed. Fósforo)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Leite

Um coronavírus para viralizar as evidências

Resta rezar para que Mandetta seja mais ouvido que seus colegas da Esplanada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Este sábado foi um raro 29 de fevereiro, data bissexta em que tudo pode acontecer. Na tradição de algumas terras europeias em tempos medievais, era o único dia em que mulheres poderiam pedir homens em casamento, e não vice-versa.

A ideia era contrabalançar, de maneira simbólica, o excesso de poder masculino (assim como só no Carnaval se permitia —antigamente— recorrer à fantasia para subverter as convenções). Caso o homem recusasse a proposta, teria de comprar 12 pares de luvas para a enjeitada, a fim de que ela pudesse ocultar a ausência do anel de noivado.

Como a efeméride só acontece de 4 em 4 anos, foi uma rara oportunidade (desperdiçada) para Jair Bolsonaro ser veraz, para variar. Ou calçar luvas de pelica.

Nesse mundo invertido, se o presidente parasse o carro na saída do palácio da Alvorada, não falaria à manada de apoiadores e ao saco de gatos da imprensa. Se falasse, não mentiria nem agrediria ninguém e nenhuma instituição.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Saúde, Luiz Mandetta
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta - Sérgio Lima/AFP

Teria sido um grande dia: sem notícias fraudulentas, sem lacração nas redes sociais, sem muxoxos de liberais arrependidos, sem girar a roda de moer fatos e informações verificáveis. Em sonhos, talvez.

Na real, está aí o coronavírus Cov-2 para instilar certo senso de veracidade em parte da administração federal. O jornalista Claudio Angelo já assinalou num tuíte a ironia fascinante de ver Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde de um governo que tem na mentira seu método, implorando à população não acreditar em “fake news”.

Vai ser difícil enfiar o gênio maligno de volta na garrafa. Se dia após dia a família presidencial comemora como libertação do povo diante da imprensa as baixarias e calúnias contra as jornalistas Patrícia Campos Mello e Vera Magalhães, por que as pessoas deixariam de buscar informações sobre a virose em grupos de mensagens estanques?

Por uma razão simples: a desinformação que ali campeia pode ter consequências funestas. Corre risco maior de contrair a doença quem não souber distinguir o que tem eficácia comprovada daquilo que não tem.

Por exemplo, se o cidadão for convencido de que chá de canela protege mais contra a infecção do que lavar as mãos. Ou, então, de que orações e o pregador apoplético a lançar perdigotos sobre fiéis aglomerados —católicos ou evangélicos— têm mais poder sobre o coronavírus que orientações de profissionais de saúde qualificados.

A onda de descrédito que levou um pária militar e parlamentar medíocre ao Planalto não erodiu só o ideal de opinião pública esclarecida, mas a sempre provisória autoridade da ciência. Mandetta agora prega fé nos canais e saberes instituídos, mas Heleno, Moro, Salles e Damares encarnam o verdadeiro DNA do bolsonarismo quando desprezam evidências para promover causas retrógradas.

Os incapazes de reconhecer abusos da Lava Jato e impulsionamento de “fake news” na campanha eleitoral, mesmo diante de informações comprovadas, são com frequência os mesmos que deixam de levar seus filhos para vacinar e pregam a abstinência como método anticoncepcional estatisticamente eficaz.

Se fazem vista grossa para rachadinhas e milicianos, não será surpresa se acreditarem que o Cov-2 foi criado num laboratório da Rússia. Com financiamento de George Soros e patente depositada por Bill Gates, não menos.

Este sábado foi um raro 29 de fevereiro. Perdemos a chance de rezar para que o ministro Mandetta fosse mais ouvido que seus colegas da Esplanada, para que o surto de coronavírus não assumisse aqui as proporções do flagelo caído sobre os chineses, para que evidências e fatos enfim viralizassem, suplantando as falsidades.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.