Marcelo Leite

Jornalista de ciência e ambiente, autor de “Psiconautas - Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” (ed. Fósforo)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Leite
Descrição de chapéu Coronavírus

Indiferença com mortes por Covid comprova vitória de Bolsonaro

Presidente impôs indiferença ao odor nauseabundo de morte que espalhou pelo país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando o governador João Doria (PSDB) inaugurou a vacinação contra Covid em 17 de janeiro, pareceu uma vitória retumbante. Sete meses depois, com quase todos os paulistas adultos imunizados, fica evidente que Jair Bolsonaro, ele sim, ganhou a guerra.

O presidente escapou de ser derrotado pela pandemia em dois fronts. No de São Paulo, sua campanha a favor do vírus impôs a reabertura das atividades antes da hora. No outro, em Brasília, conseguiu cobrir de fumaça as revoltantes revelações da CPI sobre negociatas e prevaricação na compra de vacinas.

Doria sempre afirma que a suspensão progressiva das restrições se baseia em critérios técnicos, respeito à ciência e recomendações de especialistas. A imunização coletiva, em sua lógica, autorizaria a retomada. Acredita quem quiser.

Em primeiro lugar, não tem cabimento falar em imunidade populacional. Até sexta-feira (13), é verdade, 88,2% dos adultos paulistas tinham recebido uma primeira dose, número não desprezível. E o governo paulista promete chegar a 100% nesta segunda (16).

Por outro lado, só 26,9% da população geral do estado estavam então com a proteção completa contra o vírus Sars-CoV-2. O coronavírus ainda encontra amplo espaço para se multiplicar e sofrer mutações que possam adaptá-lo melhor à população humana.

Em segundo lugar, epidemiologistas não comprometidos com o governador sempre consideraram um erro administrar a Covid de olho nas cifras de internação e ocupação de leitos de UTI. Tais indicadores estão em queda, assim como casos e óbitos, mas já houve outros recuos e novas ondas antes; o que importa é a transmissão.

A delta, uma das variantes surgidas com a circulação continuada do vírus, apareceu na Índia e hoje responde por 90% dos novos diagnósticos de Covid no mundo. Sua capacidade de contágio é duas vezes maior que no início da pandemia, há indícios de que possa ser mais letal, e ela mal começou a se espalhar pelo Brasil.

Mesmo diante disso, Doria anunciou com três semanas de antecedência que a vida voltaria ao normal na quarta-feira (18). Não haverá mais limites de horário nem lotação em bares, restaurantes e lojas; focos de aglomeração como pistas de dança continuam banidos.

Formaturas, casamentos e festas retornam, botecos se encherão mais do que já enchiam, ônibus e trens seguirão apinhados como sempre. O governador mantém, claro, a recomendação de usar máscaras, mas quem acredita que terá meios de impor o cumprimento da medida?

Após 17 meses de Covid no Brasil, quase 600 mil mortes e negocionismo galopante no Planalto, ninguém aguentava mais as restrições. A população se rendeu diante do corona, como Bolsonaro sempre prescreveu, e como ela capitulou Doria.

É só por contraste com o morticínio presidencial que o governador pôde posar como paladino da ciência, embora precipitando-se em sucessivos relaxamentos, avesso ao princípio da precaução. Nenhum administrador com mais de 142 mil mortos em seu turno pode cantar vitória sobre a Covid.

Nem Doria, nem muito menos Bolsonaro. O presidente, com mais de 567 mil óbitos no prontuário, obviamente causou malefício bem maior, até porque sabotou quanto pôde o que de certo rivais políticos tentavam fazer.

Só militares, empresários, parlamentares, policiais, ruralistas, pastores, muitos médicos e outras espécies de escroques ainda lhe dão apoio, sem importar-se com a montanha de cadáveres. É nesse sentido que Bolsonaro venceu: logrou tornar-nos indiferentes ao odor nauseabundo de morte que espalhou pelo país.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.