Marcelo Leite

Jornalista de ciência e ambiente, autor de “Psiconautas - Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” (ed. Fósforo)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Leite

Questões éticas rondam transplante de coração de porco

Receptor de órgão animal transgênico esfaqueou conhecido 33 anos antes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Andamos tão distraídos, sob o peso da tragédia brasileira, que passou sem a devida atenção esta notícia: um coração de porco foi implantado no peito de um homem, nos EUA. O transplante ocorreu em 7 de janeiro, e o anúncio, três dias depois.

A façanha teve lugar no Centro Médico da Universidade de Maryland. David Bennett Sr., 57, passava bem após receber um órgão suíno com genes deletados ou incluídos para diminuir o risco de rejeição pelo organismo receptor.

O paciente consentiu com a operação porque estava para morrer de insuficiência cardíaca e não se qualificava para receber um coração humano. Entre outras razões, por estar doente demais e não seguir recomendações médicas vitais.

Equipe médica realiza cirurgia
Cirurgião Bartley P. Griffith lidera equipe que realizou transplante bem-sucedido de um coração de porco geneticamente modificado em David Bennett, paciente de 57 anos com doença cardíaca terminal, no Centro Médico da Universidade de Maryland em Baltimore, Maryland, EUA - University of Maryland School of Medicine (UMSOM)/Handout via Reuters

Noutros tempos, a notícia teria desencadeado tempestades de questionamentos éticos. Num país em que o elogio da tortura, do estupro e de assassinatos políticos elegeu um presidente que sonega vacinas para crianças, passou batido.

Por bem menos –um rim porcino ligado a mulher com morte cerebral– esta coluna, há três meses, falava em "nova era da medicina" e "revolução dos xenotransplantes". O título impresso era parecido, "Sobre rins e espíritos de porcos".

Há alguns pedregulhos éticos no caminho dos transplantes de órgãos suínos transgênicos, porém. Convém começar pelas boas razões para fazê-los: faltam doadores, aqui e alhures, e muita gente morre na lista de espera.

Há mais de 50 mil brasileiros na fila por órgãos. Em 2020, ingressaram nela 27.579 pessoas, e 2.765 morreram sem recebê-los (56 óbitos infantis, mas este número será considerado pequeno no primeiro escalão de Brasília).

No caso de transplantes de coração, estima-se que seriam necessárias 1.681 cirurgias por ano. No primeiro ano da pandemia, realizaram-se 307, redução de 17% sobre 2019. Pesquisar alternativas suínas se justifica, assim, por razões humanitárias.

Argumenta-se, em contrário, que é muito alto o risco para o paciente. Ora, Bennett Sr. estava desenganado e consentiu com o experimento. Disse que já tinha uma válvula de porco no coração (ninguém se espanta mais com isso), alegou que queria viver e ainda fez piada, perguntando se começaria a grunhir.

Seu caso equivale a uma prova de princípio, mas não há como seguir adiante sem ela. Para futuros pacientes, claro, o risco terá de ser muito reduzido, com mais testes de laboratório para comprovar que a alteração genética é segura o bastante.

Segura para pacientes humanos, não para os porcos doadores sacrificados, objetam defensores de animais. Eles consideram que mesmo a manipulação de genes constitui violação dos direitos desses seres inteligentes à dignidade e à vida.

A ponderação é razoável. Mas o argumento empalidece diante de 3,5 milhões de porcos mortos a cada dia só para sua carne saborosa alimentar os humanos.

Mais espinhosa se mostra a revelação de que Bennett Sr. esfaqueara Edward Shumaker em 1988, confinando-o a uma cadeira de rodas. Condenado, cumpriu 6 dos 10 anos da pena e viveu a vida de doente relapso pelos 27 anos seguintes, enquanto sua vítima morria cheio de escaras em 2007.

Familiares de Shumaker disseram ao jornal The Washington Post que prefeririam ver o transplante beneficiando alguém mais merecedor. Como diz o colega Hélio Schwartsman, no entanto, médicos não são juízes da conduta de seus pacientes; sua obrigação é tratar todas as pessoas e salvar vidas.

No caso de Bennett Sr., só um coração de porco poderia fazer isso. No caso do Brasil, só precisamos livrar-nos dos espíritos de porco (com perdão desses nobres animais pelo termo bioeticamente incorreto).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.