Marcelo Leite

Jornalista de ciência e ambiente, autor de “Psiconautas - Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” (ed. Fósforo)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Leite
Descrição de chapéu jornalismo

Contra ONGs, Aras comete fake news no Supremo

PGR mente ao dizer que há 3.000 ONGs na Amazônia e 300 no restante do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A "pauta verde" no Supremo Tribunal Federal, conjunto de sete ações sobre a blitz de Jair Bolsonaro contra o ambiente, já tomou quatro sessões do STF. Sobressaiu no palavrório a mentira do procurador-geral da República, Augusto Aras, na quinta-feira (7), sobre as ONGs no Brasil.

A famiglia do presidente e seguidores fanáticos propagam que organizações não governamentais ambientalistas defendem interesses internacionais na Amazônia, velha ideia fixa de milicos. Nesse delírio da caserna, seriam a quinta coluna atuante para entregar o ouro e o nióbio das terras indígenas a estrangeiros.

Nada mais previsível, então, que mentir para exagerar a quantidade de inimigos na selva. Aras assim procedeu, na presença dos ministros, ao lançar mão de suposto "levantamento feito pela imprensa e órgãos oficiais".

Procurador-geral da República Augusto Aras durante durante sessão plenária do STF
Procurador-geral da República Augusto Aras durante durante sessão plenária do STF - Fellipe Sampaio - 8.set.21/STF

"Importante registrar que devemos ter certas cautelas, não em particular com os ‘amici curiae’ que vêm a esta casa representando ONGs ambientalistas, mas não é despiciendo lembrar que há cinco anos [...] havia neste país 3.300 ONGs, 3.000 na Amazônia e 300 no resto do Brasil", meteu o chefe do Ministério Público Federal.

Deixo para o colega Sérgio Rodrigues pronunciar-se sobre o "despiciendo", ainda que ele não seja de gastar vela com mau defunto. Esta coluna trata de ciência e ambiente, e nos dois assuntos precisão e fonte de números são cruciais.

Não na sustentação do PGR, porém. Para bajular Bolsonaro, o procurador recusou todas as sete ações, inclusive uma movida por sua própria instituição. Aras não declinou a origem exata do dado usado para justificar não haver obrigação constitucional de manter ONGs no Fundo Nacional do Meio Ambiente.

Os argumentos jurídicos que precederam a informação fraudulenta ("fake news", na novilíngua das redes sociais) são até ponderáveis. O adendo ideológico e apócrifo, entretanto, não se sustenta.

Uma busca na rede com as cifras mencionadas rendeu a possível proveniência da inverdade, mesmo que em números discrepantes. Tomando as dores de Bolsonaro em bate-bocas com Emmanuel Macron, presidente da França, o embaixador naquele país, Luís Fernando Serra, saíra-se com esta em 2019:

"Dá para desconfiar que tem uma agenda escondida quando você vê 300 ONGs na Amazônia e zero no Nordeste. Por que 55 milhões de nordestinos não mereceram uma ONG, e os 25 milhões que moram na Amazônia mereceram 300?"

A leviandade que une os próceres do Itamaraty e do parquet (MPF) se desmascara ao buscar na internet os órgãos oficiais a que Aras aludiu sem consultar. Encontram-se logo dois levantamentos sobre ONGs, do IBGE e do Ipea; embora com dados incongruentes, nenhum deles confirma a invenção do procurador.

O IBGE registrou no levantamento "As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil", de 2016, um total de 236.950 dessas entidades. Nesse conceito amplo de ONG, havia meras 1.689 dedicadas ao ambiente (0,7%) e 83.053 à religião (35,1%), a campeã.

A distribuição nacional tampouco tem algo a ver com a fabulação de Serra e Aras: 3,9% estão na região Norte, contra 18,8% no Nordeste.

Em 2020 o Ipea contou 781.921 entidades no seu "Mapa das Organizações da Sociedade Civil", com base na noção ainda mais extensa de OSC. Neste caso, são 58.878 no Norte (7,5%), e 201.336 no Nordeste (25,7%).

De um advogado-geral como Bruno Bianco só se espera uma fieira de falsidades para defender o presidente e sua política de devastação (não a União esbulhada em patrimônio natural). De um procurador-geral se desejaria mais independência institucional —mas não de Aras, que parece disposto a tudo por uma vaga no STF.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.