Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

Quatro cores bastam para colorir qualquer mapa

Conjectura das quatro cores foi o 1º teorema importante provado com ajuda de computadores

Em cena do livro “Tom Sawyer abroad”, do escritor Mark Twain, os amigos Tom e Huck estão perdidos enquanto sobrevoam os Estados Unidos em um balão. “Estamos em Illinois, ainda não avistamos Indiana”, sustenta Huck, explicando: “eu sei pela cor”.

“Pela cor?” espanta-se Tom, “O que a cor tem a ver?”.

“Tudo a ver!”, responde Huck. “Indiana é rosa e Illinois é verde. E lá em baixo é tudo verde.”

“Indiana é rosa?! Que bobagem!”, indigna-se Tom.

“Bobagem não senhor”, retruca Huck, “eu vi no mapa, é rosa sim!”

Mal-humorado, Tom tenta explicar que a cor no mapa não quer dizer nada, mas Huck não se deixa convencer...

Imagem mostra parte do mapa brasileiro. Sobre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás há bandeiras de alguns países, como EUA, Japão e Grã-Bretanha.
Conjectura das quatro cores afirma que qualquer mapa pode ser colorido com quatro cores - Rafael Hupsel/Folhapress

A regra básica ao colorir um mapa é que regiões adjacentes, ou seja, que têm algum segmento de fronteira comum, devem ser assinaladas com cores diferentes, para distingui-las. Em 1852, o matemático e botânico sul-africano Francis Guthrie (1831-1899) estava colorindo o mapa dos condados da Inglaterra e notou que três cores não eram suficientes, mas quatro cores sim. Ficou curioso de saber se todo mapa, natural ou inventado, poderia ser colorido com apenas quatro cores.

Intrigado, levou a questão ao grande lógico britânico Augustus De Morgan (1806-1871), o qual não soube responder e, inclusive, acreditava que não houvesse resposta matemática: “estou plenamente convencido de que não é suscetível de demonstração e deve ser aceito como um postulado”.

O problema foi popularizado por De Morgan e por Guthrie, tornando-se conhecido como “conjectura das quatro cores”.

Alguns anos depois, parecia que o assunto ia ser encerrado. Em 1879, o britânico Alfred Kempe  (1849-1922) publicou uma prova matemática de que quatro cores realmente bastam para todo mapa e, no ano seguinte, o escocês Peter Tait (1831-1901) deu uma prova alternativa.

Só que, em 1890, o também britânico Percy Heawood (1861-1955) encontrou um erro grave no argumento de Kempe, e o dinamarquês Julius Petersen (1839-1910) fez o mesmo com a prova de Tait no ano seguinte. De volta à estaca zero!

Felizmente, Heawood conseguiu salvar alguma coisa. Ele provou que cinco cores são suficientes para colorir qualquer mapa, e essa prova está correta. Mas como ninguém conseguiu exibir um mapa que realmente precise das cinco cores, a situação era muito insatisfatória. Assim, a conjectura das quatro cores continuou a ser um desafio intrigante durante décadas.

Em 1905, o alemão Hermann Minkowski (1864-1909) declarou a seus alunos que o problema continuava em aberto “apenas porque só matemáticos de terceira classe se interessaram por ele”, acrescentando confiante, “acho que sei resolver”.

Mas, ao final da aula, ainda não tinha conseguido e continuou fracassando durante semanas, até que desistiu. “Os céus estão zangados com a minha arrogância, a minha prova também está errada”, confessou.

A situação mudou em 1976, quando os matemáticos Kenneth Appel (1932-2013, norte-americano) e Wolfgang Haken (nascido na Alemanha, em 1928) publicaram a primeira prova correta da conjectura das quatro cores.

Em homenagem a essa façanha, o departamento de matemática da Universidade de Illinois, onde os dois trabalhavam, passou a carimbar “Quatro cores bastam” em sua correspondência.

Simplificando um pouco as coisas, Appel e Haken encontraram um certo conjunto especial (muito grande!) de mapas e mostraram, matematicamente, que se esses mapas pudessem ser coloridos com quatro cores, então o mesmo seria verdade para todos, tal como afirma a conjectura das quatro cores. 

A partir daí bastaria alguém verificar se os mapas nesse conjunto que eles tinham encontrado realmente podiam ser coloridos com quatro cores. O problema é que eram muitos mapas e a verificação era muito demorada. Humanos nunca conseguiriam realizar essa tarefa em tempo razoável.

É aí que entra a grande novidade da abordagem de Appel e Haken: eles usaram máquinas eletrônicas para fazer o trabalho. Foi o primeiro teorema importante provado com a assistência de computadores.

Mesmo com ajuda de máquinas, não foi fácil. A verificação demorou mais de mil horas de computação e gerou mais de 400 páginas de microfichas, que tiveram que ser conferidas à mão. Atualmente existem versões mais simples e curtas da demonstração, mas ainda assim demasiado longas para serem verificadas por humanos.

Demonstrações assistidas por computador tornaram-se muito comuns a partir do trabalho de Appel e Haken e ainda são insubstituíveis em muitos casos. Mas para os matemáticos elas são bastante insatisfatórias. Apenas sabermos que a conta dá certo não ajuda realmente a entender por que isso acontece. Demonstrações “assistidas por cérebro” são muito melhores!

Segue do que dissemos que o mapa dos estados brasileiros pode ser colorido usando não mais que quatro cores.

Mas será que nesse caso o leitor (ou seus filhos, sobrinhos, jovens primos etc) conseguem fazer a tarefa com apenas três cores? E com duas? Respostas são bem-vindas pelo e-mail viana.folhasp@gmail.com.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.