Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

O ovo João-bobo de Cristóvão Colombo

Só há uma única posição de estabilidade para o ovo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todos já ouviram que Cristóvão Colombo teria sido desafiado a colocar um ovo em pé. Não importa a solução que o navegador teria dado, já que a história é falsa mesmo. Importante é a questão matemática por trás, chamada de problema da estabilidade.

Gomboc, a forma estável criado por designers húngaros
Gomboc, a forma estável criado por designers húngaros - Divulgação

Dizemos que um objeto numa superfície plana horizontal, como uma mesa, está estável se ele permanece parado. Uma esfera está estável em qualquer posição, já um ovo só está estável se estiver deitado.

Em 1995 o grande matemático russo Vladimir Arnold perguntou se existe alguma forma que tenha uma única posição de estabilidade. 

Um ovo que estaria estável nessa posição especial e nenhuma outra (como o João-bobo, mas sem trapaça: os Joões-bobos contêm um lastro sem o qual não funcionariam).

Arnold estava no Congresso Internacional de Matemática Industrial e Aplicada, em Hamburgo, e uma noite houve um jantar em sua homenagem. O jovem húngaro Gábor Domokos, apesar da refeição ser cara e de ele ter pouco dinheiro, fez questão de participar. Isso mudou sua vida.

No dia seguinte, encontrou Arnold, justamente quando o russo tentava se livrar de um importuno. Reconhecendo Domokos do jantar, alegou como desculpa que tinha marcado de encontrá-lo. Na conversa que tiveram, Arnold aconselhou o colega em sua pesquisa e mencionou o problema da estabilidade. Para Domokos, virou uma obsessão, que o iria consumir por mais de dez anos.

Finalmente, em 2006, Domokos e seu estudante Péter Várkonyi encontraram o “ovo perfeito”. Eles o chamaram de Gömböc, esferinha, em húngaro. Atualmente, uma grande escultura do Gömböc adorna Budapeste, a capital da Hungria.

Não conhecemos objetos com a forma do Gömböc na natureza (Domokos tem ideias muito interessantes para explicar esse fato), mas a carapaça de certas tartarugas tem muitas semelhanças: provavelmente isso ajuda a que fiquem estáveis na posição natural. 

Mais uma prova de que a natureza sabe matemática.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.