Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

Professor, escultor de almas e destinos

Recebi relatos emocionantes, plenos de admiração e apreço pelo conhecimento e orientação

Meses atrás, pedi aos leitores que me enviassem histórias de seus professores de matemática e de como eles influenciaram suas vidas. Recebi relatos emocionantes, plenos de admiração e apreço pelo conhecimento e orientação – e também um ou outro que revelam a falta que faz um bom mestre. Partilho alguns desses relatos na semana em que celebramos o Dia do Professor.

Cesar fez direito na USP. No ensino médio, em Barra Bonita (SP), conheceu o professor de matemática que marcou sua vida: Adevaldo Colonize. De origem humilde, dedicara sua vida ao sonho de lecionar. “Era uma pessoa elétrica, contagiava todos os alunos da sala.

Durante as aulas de matemática, ele criava caráter”, conta. Morto em 2017, Adevaldo permanece vivo no pupilo. “Meu destino mudou, passei acreditar em fazer uma grande universidade. E o que veio depois foi devido ao seu incentivo, ao seu exemplo”, afirma Cesar.

Já a profissional de comunicação Maria (nome trocado a pedido) contou uma história bem diferente. Foi boa aluna em matemática até concluir o ensino fundamental. Mas, no ensino médio, teve um professor que “era muito gente boa, mas tinha sérios problemas de didática”. No lugar de questioná-lo, foi "levando, porque achava que não ia precisar disso mesmo”.

Como consequência, desenvolveu ansiedade à matemática: não consegue lidar com números e outros conceitos da matemática e da lógica – e algumas colegas suas relatam as mesmas dificuldades. Ao contrário do que imaginava, hoje sente muita falta desses conhecimentos em sua profissão.

Perguntou se, aos 50 anos de idade, ainda é possível recuperar o que perdeu. Recomendei a Academia Khan, plataforma gratuita na internet que apresenta a matemática a crianças e adultos em formatos acessíveis e instigantes. Ficou encantada!

A história de Jefferson, 51, resume a transformação que um professor especial é capaz de provocar. No primário, “era um aluno ruim, desinteressado”. Ao chegar ao atual 6º ano, na Escola Básica Professor Balduíno Cardoso, em Porto União (SC), conheceu uma professora com “fama de brava”: Dona Maria José Martins, de quem seria aluno de 1978 a 1981.

Foi uma guinada completa. “Simplesmente me encantou. A matemática passou a me interessar muito, cada aula era uma descoberta!” Hoje ele é engenheiro. “Tenho certeza de que pude ter uma vida digna e feliz graças ao despertar que aquela brilhante professora me trouxe.” De Dona Maria José, sabe apenas que está viva e mora em Florianópolis.

Minha professora dos primeiros anos do ensino fundamental é também muito especial. Felizmente continua viva e foi tão eficiente que influenciou minha escolha de carreira. É minha mãe, Dona Isaura. Apesar dos problemas de saúde, ela mantém o bom humor e o astral positivo. Felicito Dona Isaura e todos os seus colegas. Ainda que por vezes não percebam, eles esculpem almas e destinos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.