Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

Maurício Peixoto se confunde com a história da matemática

Matemático, que morreu nesta semana, deixa notável legado à ciência brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 2010, o Impa e a Sociedade Brasileira de Matemática assinaram contrato com a editora internacional Springer para publicar livros de trabalhos selecionados de grandes matemáticos brasileiros. Sabendo que Maurício Peixoto completaria 90 anos no ano seguinte, assumi a tarefa de tentar preparar o livro dele em tempo para o aniversário.

Sua reação foi evasiva, aparentemente sem entusiasmo. Quando insisti, surpresa ainda maior: claro que concordava, explicou, e estava muito grato. Mas será que eu poderia esperar um ou dois anos, pois ele estava escrevendo um trabalho que iria culminar sua obra? Prova viva de que a matemática faz bem à saúde, aos 89 anos Maurício continuava em forma e cientificamente tão ambicioso quanto sempre fora.

Cearense que virou carioca, graduou-se em engenharia na Universidade do Brasil (atual UFRJ). Em entrevista dada em 2011 aos colegas Elon Lima e Enrique Pujals, explicou que a intenção sempre foi estudar matemática —engenharia era, na época, o que havia de mais próximo. "Não pus um tijolo em cima de outro", declarou, rindo.

Matemático já idoso, de cabelos brancos e óculos
O matemático Maurício Matos Peixoto, um dos fundadores do Impa - Impa

Nos anos 1940 e 1950, seu seminário na escola de engenharia e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas foi o primeiro ambiente permanente para discussão de matemática avançada no país.

Seus trabalhos mais conhecidos tratam da "estabilidade estrutural". Dizemos que um fenômeno é estruturalmente estável se o modo como ele evoluiu não varia muito quando alteramos um pouco as condições. A maioria das receitas de cozinha não desanda se errarmos um pouquinho os ingredientes, elas são estáveis.

Em matemática, a noção tinha sido introduzida em 1937 pelos soviéticos A. Andronov e L. Pontrjagin, mas em 20 anos a teoria não avançara. Maurício tomou conhecimento por um artigo que leu na biblioteca do Impa em 1955 e logo decidiu que trabalharia no tema. Os resultados, que publicou entre 1959 e 1963 em revistas científicas prestigiadas, atraíram o interesse de Stephen Smale, futuro medalhista Fields, que iria revolucionar esta área da matemática, dando impulso fundamental à criação da renomada escola brasileira de sistemas dinâmicos.

Maurício viveu para testemunhar os frutos desse esforço: o Congresso Internacional de Matemáticos no Rio de Janeiro e, também em 2018, a promoção do Brasil ao grupo de elite da União Matemática Internacional. Faleceu no domingo (28), deixando um notável legado à ciência brasileira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.