Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

Informática da Holanda começou com computador que não funcionava

Até 1948, contas difíceis eram feitas por mulheres, as 'computadoras'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“Ministro, são três departamentos. O de matemática pura pensa de modo abstrato e acha que é um cubo com 13 dimensões. O de estatística está jogando dados com esse cubo. E o de matemática aplicada escreveu um programa para o computador ARRA simular esse processo.” 

Com este discurso notável, Adriaan van Wijngaarden, diretor de computação do Matematisch Centrum de Amsterdã, apresentou ao seu ministro da Educação o primeiro computador da Holanda.

Até 1948, cálculos complicados eram feitos por mulheres operando calculadoras de mesa. As “computadoras” eram consideradas mais organizadas e mais confiáveis do que os homens. O advento da computação eletrônica ia privá-las dessa opção profissional.

Na foto há um laptop sobre uma mesa rosa. Algumas teclas do laptop estão quebradas e espalhadas pela superfície da mesa. Há duas mãos de manequins simulando uso do laptop.
O primeiro computador da Holanda deixou de funcionar imediatamente após a sua única exibição ao ministro da Educação. (foto Gabriel Cabral/Folhapress)

O ministro apertou um botão e o ARRA começou a gerar dados, mas logo travou. Van Wijngaarden não perdeu o rebolado: “Incrível! O cubo está balançando num dos cantos, sem saber para onde cair. Se V. Ex.ª apertar novamente o botão dará uma ajuda.” 

Assim feito, o ARRA retomou o cálculo. Mas foi só o ministro sair, travou de novo e nunca mais funcionou. Quatro anos depois foi substituído.

Apesar do nome, o ARRA II era totalmente distinto, com muitas inovações de hardware e software. Seu principal programador era Edsger Dijskstra, de quem já falei aqui e que faria o doutorado em 1959 sob a orientação de van Wijngaarden. Uma das tarefas do novo computador era calcular a palpitação (vibrações estruturais) dos aviões Fokker —principal causa de quebra das asas das primeiras aeronaves.

Anos depois, Dijkstra fez uma viagem à Austrália, a última parte num Fokker F27. Na chegada, seu anfitrião lamentou tê-lo feito sofrer num avião que balançava tanto. Dijkstra respondeu: "Meu caro, eu senti-me totalmente seguro. Lembre que fui eu que calculei as frequências de vibração das asas!”

Em 1956, entrou em funcionamento o ARMAC. Mais complexo e 50 vezes mais rápido do que o ARRA II, continuava barulhento. Os técnicos tentavam tirar algum proveito, com bom humor: programavam o ARMAC para tocar o hino nacional holandês sempre que havia visitas da família real.

Por essa altura, o Mathematisch Centrum decidiu privatizar o desenvolvimento de computadores, criando a empresa Electrologica. Após lançar vários modelos de sucesso, em 1968 foi vendida à multinacional holandesa Philips, onde formou a base da divisão de computadores. Um exemplo de sucesso de pesquisa e inovação fomentadas pelo poder público no ambiente acadêmico e oportunamente incorporadas à indústria.

Esta coluna é dedicada a Arminda Magalhães, que me fez conhecer a Holanda.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.