Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

O valor da ciência

É essencial refletir sobre a importância da pesquisa científica em nossos dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“O pensamento é um mero relâmpago no meio de uma longa noite, mas esse relâmpago é tudo”, escreveu Henri Poincaré no livro “O Valor da Ciência”, publicado em 1905. Nesta quarta, 8 de julho, é o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, e importa refletirmos sobre a importância da pesquisa científica em nossos dias. Esta coluna integra a campanha #CientistaTrabalhando, que celebra a ciência ao longo do mês em espaços de opinião.

Desde sempre, a humanidade se questionou sobre o mundo à sua volta e sua posição nele. As primeiras respostas vieram dos mitos. Os sumérios, que inauguraram a história, acreditavam que a deusa Nammu, o oceano primordial, criou An, o céu, e Ki, a terra. Da união destes nasceu Enlil, o ar, que criou Nanna, a lua, a qual por sua vez gerou os humanos e os animais para que a servissem.

Todas as culturas humanas desenvolveram cosmologias sobrenaturais, com explicações claras para nossa existência e, sem dúvida, conforto necessário face às tragédias a que estamos sujeitos. Mas não explicam como mudar nossa relação com o que nos rodeia, para evitar tais tragédias.

Quando, durante a famosa viagem no navio Beagle, de 1831 a 1836, o naturalista britânico Charles Darwin confrontou a notável riqueza da natureza e surpreendentes semelhanças e diferenças entre espécies vivas e vestígios fósseis, não buscou explicação na imperscrutável criatividade da deusa Nanna. Apelou para a observação dos fatos, e sua explicação por meios acessíveis à mente humana.

Algumas de suas propostas eram especulativas na época e só viriam a ser justificadas pelos avanços da genética, culminando em 1953 com a descoberta da dupla hélice do DNA por Crick, Watson, Franklin, Gosling e outros cientistas. Esses avanços foram determinantes para gerar o extraordinário poder da medicina atual no combate a inúmeras doenças. Sem eles, estaríamos indefesos face a Covid-19 e a tantos outros problemas que ainda assolam a humanidade.

Nem sempre é fácil apreciar o valor do conhecimento científico, pois a ciência não gera certezas absolutas e imutáveis: ela oferece “apenas” a melhor verdade disponível, passível de ser confirmada ou invalidada por novas observações. É da própria natureza da ciência se expor à permanente verificação de suas conclusões e nisso reside o seu poder para gerar progresso.

Apesar disso, a ciência e os cientistas incomodam, sempre que a verdade é incômoda. Ao mesmo tempo, a importância da ciência e da pesquisa científica nunca foi tão evidente como nos dias que vivemos, em que a humanidade é confrontada com uma calamidade sanitária global, com um vírus letal que não vai embora só porque alguém poderoso mandou. Como também escreveu Poincaré, “a busca da verdade deve ser o objetivo de nossa atividade, o único digno dela”.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.